Biografia
"Os Dez Mandamentos" é a primeira novela brasileira baseada numa história bíblica produzida e exibida pela Rede Record. A trama, com estreia marcada para 23 de março às 20h30, aborda uma das mais famosas passagens da Bíblia: a saga de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à Terra Prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai.
A novela é uma livre adaptação dos livros "Êxodo", "Levítico", "Números" e "Deuteronômio" e cobre mais de cem anos de história em 150 capítulos, que são divididos em quatro fases. Com texto de Vivian de Oliveira e direção de Alexandre Avancini, a trama inicia na cidade de Pi-Ramsés, no Egito, aproximadamente em 1300 a.C, quando o poderoso Faraó Seti, que odeia e despreza o povo hebreu, decreta a morte de todos os bebês israelitas do sexo masculino.Para desespero do povo escravizado, muitos bebês são jogados no rio Nilo. Um deles, entretanto, é salvo por sua família e colocado num cesto, confiando que Deus o levará para um lugar seguro. O cesto desce pelo rio Nilo e vai parar nas mãos da princesa Henutmire.
Moisés é criado como um príncipe egípcio ao lado de seu tio-irmão, Ramsés, e da bela Nefertari, que despertará o amor dos dois, provocando muitos conflitos. Em um certo momento, Moisés descobre a verdade até então não revelada durante muitos anos e se envolve com o sofrimento de seu povo, caindo em desgraça com o faraó. Ele se vê obrigado a fugir e segue para a terra de Midiã, casando-se com a rebelde Zípora. Um certo dia, Moisés recebe um chamado de Deus, que se revela a ele e o manda voltar ao Egito para libertar seu povo da escravidão. Ao voltar, ele reencontra seus irmãos, Arão e Miriã, sua mãe, Joquebede, seu pai, Anrão, e enfrenta aquele que um dia foi como um irmão e que agora se tornará seu pior inimigo: Ramsés.
No deserto, os hebreus passarão por muitas peripécias e desafios, sempre liderados por Moisés. Personagens e tramas paralelas se misturarão à história principal.