O penúltimo capítulo da novela "Éramos Seis" vai marcar o reencontro de Lola (Gloria Pires) com o filho Alfredo (Nicolas Prattes). Após a protagonista se casar com Afonso (Cássio Gabus Mendes), a trama das seis dá um salto no tempo de dez anos e chega a 1940. A essa altura, Isabel (Giullia Buscacio) já terá dado à mãe uma neta, Cecília (atriz não divulgada). O folhetim termina nesta sexta-feira (26).
O recorte de tempo da novela de Angela Chaves mostra o Brasil entrando na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), na qual Alfredo irá combater para desespero da mãe. "O mundo está em guerra, Lola, mas isso não quer dizer que o Alfredo não está vivo", conforta Afonso para a mulher, que perdeu o filho mais velho na Revolução Constitucionalista de 1932. Segundo o site oficial da novela, adiante, Lola vai à vernissage (abertura em francês) da exposição de pinturas de Justina (Julia Stockler) e vê uma obra que mostra a casa de Maria (Denise Weinberg).
A matriarca logo se recorda da época em que os filhos eram crianças. "Meus filhos gostavam muito de brincar ao redor desta árvore. Alfredo então machucava a torto e direito neste quintal, levado que só. Ah... Hoje estou pensando muito nele, muito", desabafa Lola. Enquanto olha com atenção a pintura, um homem chega perto da idosa. "Eu lembro desta árvore, casa da minha avó em Itapetininga, dona Lola", diz Alfredo, que terá um final feliz ao lado de Adelaide (Joana de Verona). "Alfredo, meu filho! Meu filho!", responde, emocionada, Lola.
E é partir do seu retorno que Alfredo descobre ser o pai do filho de Inês (Carol Macedo). O irmão de Julinho (André Luiz Frambach ) - que se mostra contrário ao segundo casamento da mãe - conhece León e tem uma conversa com o garoto. O menino é criado como filho de Lúcio (Jhona Burjack), que se casou com Inês. Quando ouve o menino falar da sua paixão pelo mar e notar que se parece fisicamente com ele, Alfredo procura a ex-namorada e a coloca contra a parede. Inês então revela toda a verdade para o combatente.
"Éramos Seis" será substituída por uma reprise de "Novo Mundo" por conta do adiamento de "Nos Tempos do Imperador" em virtude da pandemia do coronavírus, que interrompeu as gravações. A nova trama inédita das seis segue sem data de estreia, assim como os retornos de "Amor de Mãe" e "Salve-se Quem Puder".
(Por Guilherme Guidorizzi)