Após a denúncia por supostos atos de racismo por parte do diretor Vinícius Coimbra no bastidor da novela "Nos Tempos do Imperador", a Globo convocou cerca de 10 atores para prestarem depoimento. Roberta Rodrigues, Dani Ornellas e Cinnara Leal fizeram denúncia ao compliance da emissora após Coimbra, segundo as atrizes, tratar de maneira discriminatória atores negros da trama das seis, cujos autores se desculparam após cenas de racismo reverso.
A denúncia gerou repercussão nas redes por parte de anônimos e famosos. Segundo o portal "Notícias da TV", os protagonistas da novela, Gabriela Medvedovski e Michel Gomes, integram a lista de chamados, assim como Mariana Ximenes. A atriz que interpretou a Condessa de Barral teria na época das gravações agido para contornar a situação e foi uma das primeiras a perceber os possíveis atos de racismo por parte de Vinícius.
Mariana teria inclusive ligado diretamente para Ricardo Waddington, diretor de Produção do Entretenimento, para falar das acusações de racismo. Depois, Gabriela e Letícia Sabatella também se mostraram favoráveis a uma intervenção na novela
Com as denúncias, o diretor foi afastado de "Mar do Sertão", próxima trama das seis, e substituído por Allan Fiterman, de "Quanto Mais Vida, Melhor!", e que terá no elenco Michel Gomes. Os atores estão se pronunciando ao compliance através de chamadas de vídeo - alguns ainda não se posicionaram, porém estão dentro do prazo estabelecido pela rede.
Normalmente, o levantamento de uma denúncia a este setor deve ser concluído em 120 dias. Só após o fim desse processo é que Cinnara, Roberta e Dani devem decidir se vão acionar a Justiça. As atrizes denunciaram alguns comportamentos de Vinícius, como falas preconceituosas aos atores negros e camarins separados.
Ao Purepeople, a Globo afirmou que não comenta assuntos ligados ao compliance por questões de sigilo presentes no Código de Ética interno. Já ao portal, Vinícius afirmou que respeita e admira o elenco e se mostrou favorável à discussão a respeito do tema, considerando algo necessário.
Prevista para o começo do segundo semestre, "Mar do Sertão" terá como protagonista uma atriz estreante na TV. De Mário Teixeira, a história vai cercar sua história no amor entre Candoca e Zé Paulino, que será dado como morto. Batalhas entre coronéis também estão previstas no folhetim que se passa em uma cidade fictícia entre Goiás, Minas Gerais e Bahia.