João Pedro Delfino já havia passado por horas na maquiagem para dar vida ao Pinóquio da novela "Poliana Moça", do SBT, e nem imaginava que um desafio tão grande quanto o esperava. Agora na trama infanto-juvenil que se encaminha para a reta final, o ator se desdobra entre o menino de madeira que ganhou vida e Luc2, um androide cópia do próprio Pinóquio, classificando ao Purepeople a dobradinha como seu maior desafio na carreira.
"Com o Pinóquio fiz várias camadas do mesmo personagem! Ele começou ainda com trejeitos de boneco e morando com os vilões! Com os capítulos, vai conhecendo as pessoas, lugares e vai se humanizando cada vez mais! Cada dia era uma surpresa diferente, com cenas e sequências muito intensas e importantes!!! Não teve nenhuma gravação "'monótona' para mim!", garante o artista de 16 anos.
E para aparecer duas vezes na novela, uma sequência de "As Aventuras de Poliana" (2018/2020), João Pedro precisava gravar cada cena em dobro. "Muitas vezes eu gravava 30 cenas praticamente sozinho no estúdio, só com o dublê. Precisava ainda estudar e decorar as falas do Pinóquio e do Luc2 e trocar de personagem (tanto de atuação quanto de caracterização) em minutos", detalha, empolgado.
Nesse processo, o adolescente recorria à imaginação para poder "contracenar" consigo mesmo. "A concentração era máxima, tanto da minha parte quanto da equipe, dublê, direção, câmeras... Me lembro de focar e entrar completamente na história e contexto da cena para não me confundir com os personagens, falas e marcações de cada um dentro da cena! Era muito desafiador! A cada dez minutos eu trocava de personagem e precisava fazer completamente diferente!", conta o colega de elenco de Sophia Valverde e Lucas Burgatti.
Sem entrar em detalhes, João Pedro antecipa que, sim, o encontro entre Pinóquio e Luc2 vai acontecer: "Posso adiantar que os dois têm personalidades completamente diferentes, o que pode causar um estranhamento entre eles".
Destaque na novela a ser substituída por "A Infância de Romeu e Julieta" (veja aqui detalhes), o artista se debruçou no livro e nas adaptações para o cinema de "Pinóquio", apesar de ter composto um menino de madeira diferente para a trama de Iris Abravanel.
Em relação ao Luc2, João Pedro conta não ter buscado referência alguma. "Precisei fazer um grande estudo pra construir esse novo personagem sem tanta personalidade. O mais difícil foi pensar na construção corporal, como ele iria andar, falar, voz, olhar, se movimentar... E em cada detalhe para diferenciar a expressão corporal dos dois", explica ele, auxiliado por Brenda Nadler, preparadora de elenco.
Colecionando fãs e mais de 450 mil seguidores no Instagram, João Pedro conta já ter recebido pedido de namoro e casamento das admiradoras. "É uma forma de carinho com o meu trabalho. Sou muito grato a isso e procuro retribuir sempre. O trabalho do ator não existe sem os fãs", frisa.
E se João Pedro tivesse um robô em sua vida, como seria a relação entre eles? "Se fosse possível e acessível, com certeza eu teria vontade de ter um androide. Ele não iria me substituir nas minhas atividades, apenas me auxiliar, ajudar e fazer companhia para mim", assegura.