No último capítulo da novela "Nos Tempos do Imperador", Teresa (Letícia Sabatella) vai expulsar Luísa (Mariana Ximenes) da Corte após anos vendo a condessa lhe trair com seu marido, D.Pedro II (Selton Mello). "Chegou a hora", dispara a imperatriz no folhetim que dará lugar a "Além da Ilusão", cuja história gira em torno do amor proibido de um mágico e uma jovem filha de juiz.
Também nesta noite (4) na trama de época, Dolores (Daphne Bozaski) se casa com Nélio (João Pedro Zappa). Depois de uma rivalidade e momentos de bandeira branca, as duas mulheres do imperador terão um acerto de contas. "Nossa convivência sempre foi tensa, marcada por sombras, palavras não ditas, ressentimentos, raiva contida", inicia a viúva, conta o colunista de TV Daniel Castro.
"Me sacrifiquei todos esses anos pelo bem-estar da minha família, da monarquia e do meu país. Chegou a hora de fazer o mesmo, condessa", retruca a mãe de Leopoldina (Bruna Griphao) e Isabel (Giulia Gayoso).
Ainda no último capítulo, Zayla (Heslaine Vieira) vai se redimir e trocar a chance de se tornar uma modista de renome para se mudar com Guebo (Maicon Rodrigues) para um quilombo. "Vim para ficar", garante a ex-rival de Pilar (Gabriela Medvedovski) surpreendendo o rapaz.
"Morar aqui? No quilombo? A princesinha de dom Olu (Rogério Brito)? Você não vai se acostumar", responde em tom de brincadeira o ex de Justina (Cinnara Leal). Esta, por sua vez, optou por deixar o casamento de lado para abraçar o magistério.
E Salustiano (Alexandre Zachia) vai depor a favor de Samuel/Jorge (Michel Gomes), inocentando-o da morte de Ambrósio (Roberto Bonfim). "Jorge da Silva alega que o senhor foi o responsável pelo tiro que matou o coronel Ambrósio Rocha, no ano de 1856. Confirma?", quer saber o promotor. Salustiano vai então confirmar.
Com o fim de "Nos Tempos do Imperador", o público será apresentado à outra história de época. Em "Além da Ilusão", Elisa (Larissa Manoela) é uma jovem que conhece o mágico Davi (Rafael Vitti) em sua festa de 18 anos. O amor é arrebatador, porém o pai dela é contra a relação.
O namoro acaba virando uma tragédia com o assassinato de Elisa e a condenação injusta do ilusionista. Depois de uma década preso, Davi foge da cadeia, sofre um acidente de trem e acaba assumindo a identidade de um homem dado como morto. Por ironia, Davi/Rafael chega à empresa de tecidos da família de Elisa e se apaixona por Isadora (Larissa Manoela), irmã dela.