Após denunciarem racismo por parte do diretor Vinícius Coimbra, Roberta Rodrigues, Cinnara Leal e Dani Ornellas receberam apoio de colegas de profissão, anônimos e amigos. Os fatos ocorreram, segundo as atrizes, no bastidor da novela "Nos Tempos do Imperador", envolvida em acusação de racismo reverso, o que gerou pedido de desculpas dos autores. Com isso, Coimbra deixou a direção de "Mar do Sertão", próxima trama das seis com estreia prevista para agosto.
De acordo com as artistas, Coimbra e sua equipe praticaram posturas discriminatórias contra atores negros, incluindo a separação do elenco em camarins. Nesta manhã (18), Roberta repostou em seu Stories mensagens de apoio. "Força, meninas!", pediu David Junior em sua rede social. Algumas mensagens também foram repostadas por Cinnara, como o post de Juliana Alves.
"Atrizes gigantes, que viveram na pele um período de graves e dolorosos atos de racismo. O caso tem suas especificidades e gravidade, mas é importante lembrarmos que casos de racismo acontecem cotidianamente no audiovisual e se manifesta de diversas formas", iniciou.
"Quando uma atriz negra chega em um set de gravação ou filmagem, muitas vezes ela já enfrentou uma barra nos bastidores, desde o processo de caracterização para a personagem (...). "Tivemos muitas vitórias, mas sabemos q essa história só vai mudar quando tivermos mais criadores negras e negros no texto, na caracterização, na direção e trilhando os caminhos e decisões", escreveu a atriz.
Intérprete da Justina no folhetim histórico afirmou que vem precisando de medicamentos. "Estou desde ontem dopada de remédio e receber seu apoio, acolhimento é muito importante para mim", respondeu Cinnara.
"Amiga, obrigada por não ter nunca soltado as nossas mãos", agradeceu Roberta. "Meu respeito e admiração por essas gigantes", parabenizou Cris Vianna. "Juntas!", resumiu Tais Araújo. Lucy Ramos e Cacau Protasio deixaram emoticons de corações. "Revolucionárias! Máximo respeito", completou Jonathan Haagensen.