Em 'Mulheres de Areia ', um dos personagens mais carismáticos era Breno, o prefeito da cidade fictícia de Pontal D´Areia. O personagem vivia envolto aos problemas do local, como a água contaminada do mar, além disso, a autoridade precisava lidar com seus inimigos, como o mau-caráter Virgílio (Raul Cortez).
Um dos maiores dilemas do personagem era o ciúme pela esposa, Vera (Isadora Ribeiro), o que gerava brigas intermináveis durante o casamento. No folhetim de Ivani Ribeiro, Daniel Dantas era o responsável por dar vida ao simpático representante da pequena cidade.
Aos 69 anos, o carioca conta com inúmeros trabalhos na telinha. Seu último papel foi na novela 'Um lugar ao Sol ', de 2021, no qual interpretou Túlio, golpista casado com Rebeca (Andrea Beltrão ), que roubava a empresa do sogro e ainda tinha um casado com a colega de trabalho, Ruth (Pathy Dejesus). No final da história, ele morre ao fugir com a amante.
Na época, o ator recebeu diversas críticas em razão da dificuldade de pronunciar palavras. Durante uma entrevista para o jornal O Globo, o intérprete confessou que realmente tem um jeito arrastado de falar.
Vale frisar que Dantas já fez trabalhos inesquecíveis em novelas como 'Chega Mais' (1980), 'O Tempo e o Vento (1985), 'Sinhá Moça' (1986), 'O Dono do Mundo' (1991), 'Ciranda de Pedra' (2008), entre outros.
Em sua vida pessoal, o artista vive um relacionamento com Letícia Sabatella desde 2019. Recentemente, a atriz disse que esperou quase 30 anos para engatar o namoro.