Nos capítulos finais de 'Renascer ', José Inocêncio (Marcos Palmeira ) morrerá vítima de um atentado realizado por Egídio (Vladimir Brichta). A cena está prevista para aparecer entre os capítulos de quinta, 05, e sexta, 06.
No entanto, o autor Bruno Luperi achou outra forma de registrar o simbolismo do pacto entre o coronel - ainda jovem, vivido por Humberto Carrão -, e o jequitibá-rei, a árvore na qual serviu para o rapaz fincar o facão.
Após a morte de Inocêncio, o Jequitibá-rei também morrerá. "O som de sua queda é grandioso. Mas à medida que a câmera se afasta, vai sumindo. E sumindo. Até dar conta de como somos todos pequenos, por maior que possamos parecer", escreveu o autor Bruno Luperi.
O derradeiro momento ocorrerá na sequência do funeral de Inocêncio, que morrerá após João Pedro (Juan Paiva ) tirar seu facão dos pés do jequitibá. A árvore surgirá envelhecida até cair. Para realizar a cena, a Globo acionou seu time de fotografia e efeitos especiais comandada pelo diretor artístico Gustavo Fernández.
Na sexta-feira à noite, dia em que será exibido o último capítulo de 'Renascer', haverá o jogo entre Brasil e Equador para as eliminatórias da Copa do Mundo. Pontualmente às 22h, o jogo será transmitido.
A fim de evitar um afastamento do público da novela, a Globo antecipará as principais cenas para a quinta, 05, em que mostrará, por exemplo, a morte de Egídio. Os momentos mais felizes serão vistos na sexta, antes do jogo.