O Príncipe William se despediu da avó paterna, a Rainha Elizabeth II, com um texto emocionante publicado em rede social neste sábado (10). Horas antes, Rei Charles III, filho da monarca, foi proclamado oficialmente novo dono do trono inglês e fez uma referência indireta a William, agora primeiro na linha de sucessão. A rainha morreu aos 96 anos na última quinta-feira, mas só deverá ser sepultada em torno de dez dias.
Além de lamentar a morte da avó, cuja coleção de mais de 300 joias deverão ficar com Kate Middleton, William mostrou gratidão pelo período passado ao seu lado. "Ela estava ao meu lado nos meus momentos mais felizes. E ela esteve ao meu lado nos dias mais tristes da minha vida. Eu sabia que esse dia chegaria, mas levará algum tempo até que a realidade da vida sem a vovó realmente pareça real", escreveu.
Em outro trecho da mensagem, o pai de George, Charlotte e Louis recordou um ensinamento de Elizabeth II, que passou mais de 70 anos à frente do trono britânico colecionando uma série de curiosidades a respeito da vida íntima. "Ela dizia que a dor era o preço que pagamos pelo amor. Toda a tristeza que sentiremos nas próximas semanas será uma prova do amor que sentimos por nossa extraordinária Rainha. Honrarei sua memória apoiando meu pai, o Rei, de todas as maneiras que puder", afirmou.
Quase ao mesmo tempo, foi confirmado que o sepultamento de Elizabeth II vai ocorrer no próximo dia 19 a partir das 7h da manhã (horário de Brasília) na Abadia de Westminster. Antes, e por quatro dias, o público poderá se despedir da monarca.
+ morte da Rainha Elizabeth II faz Meghan Markle cancelar compromisso
"Na quinta-feira, o mundo perdeu uma líder extraordinária, cujo compromisso com o país, os Reinos e a Commonwealth era absoluto. Muito será dito nos próximos dias sobre o significado de seu reinado histórico. Eu, no entanto, perdi uma avó. E embora eu vá lamentar sua perda, também me sinto incrivelmente grato
Tive o benefício da sabedoria e segurança da Rainha em minha quinta década. Minha mulher teve vinte anos de sua orientação e apoio. Meus três filhos nas férias com ela criaram memórias que durarão por toda a vida. Ela estava ao meu lado nos meus momentos mais felizes. E ela esteve ao meu lado nos dias mais tristes da minha vida. Sabia que esse dia chegaria, mas levará algum tempo até que a realidade da vida sem a vovó realmente pareça real".
Agradeço a ela pelo carinho que ela mostrou a minha família e a mim. E agradeço a ela em nome da minha geração por dar um exemplo de serviço e dignidade na vida pública que foi de outra época, mas sempre relevante para todos nós. Minha avó dizia que a dor era o preço que pagamos pelo amor. Toda a tristeza que sentiremos nas próximas semanas será uma prova do amor que sentimos por nossa extraordinária Rainha. Honrarei sua memória apoiando meu pai, o Rei, de todas as maneiras que puder".