
Como está o Papa Francisco, internado com graves problemas nos pulmões? O pontífice deu entrada no dia 14 de fevereiro e seu estado de saúde ainda pode apresentar ricos. Além daquela pergunta, os fiéis também se questionam a respeito da estrutura do Hospital Gemelli, também conhecido como "Hospital do Papa".
Isso porque desde os anos 1980 há um espaço exclusivo reservado aos pontífices. Essa unidade de saúde foi erguida após o Papa Pio XI, Ambrogio Damiano Achille Ratti (1857-1939) doar cinco anos antes do fim de seu papado um terreno a Agostino Gemelli, médico e teólogo.
Pio XI liderou a Igreja Católica a partir de 6 de fevereiro de 1922 até a morte, ocorrida a 10 de fevereiro de 1939.

+ Papa Francisco retirou parte do pulmão quando jovem
O hospital foi inaugurado apenas 1960, ou seja, 21 anos após a doação do terreno, e soma cerca de 1.500 mil leitos, o que o faz um dos maiores do setor privado em toda a Europa. O Hospital Gemelli chegou a ser batizado de Vaticano 3 por João Paulo II (Karol Wojtyla, 1920-2005), uma vez que foi internado ali mais de 10 vezes.
Incluindo quando em 1981 foi vítima de tentativa de assassinato. Atualmente, uma estátua confeccionada em mármore carrara representa João Paulo II com sua cruz e já tendo a saúde debilitada.

+ Papa Francisco teve essa surpreendente profissão antes de entrar na igreja
Informações apontam que o quarto do papa, um pequeno apartamento, está localizado no 10º andar e tem quarto, banheiro e sala de estar, além de varanda, de onde o pontífice pode fazer aparições em público. Ao que indica, não há espaço para uma cozinha, paixão de Francisco.
O espaço conta com sofá-cama (podendo abrigar assim seus assessores) e capela, onde se vê um grande crucifixo. Outros pacientes também podem ser levados para o 10º andar, mas o apartamento papal é protegido tanto pela Gendarmaria do Vaticano, como pela polícia e pela segurança do hospital.