A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (08), aos 96 anos. Desde a manhã, a população britânica já estava em alerta por conta de um um raro comunicado sobre sua saúde, que foi divulgado pelo Palácio de Buckingham.
Com 70 anos de reinado regado a polêmicas, o segundo mais longo da história da monarquia britânica, Elizabeth se tornou rainha aos 25 anos, no mesmo dia em que o pai, o rei George VI, morreu, vítima de um câncer de pulmão.
Elizabeth II deixou quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos. Seu marido, Príncipe Philip, morreu aos 99 anos, em abril de 2021.
A seguir, o Purepeople destaca o lado B da monarca e revela algumas curiosidades a respeito da Rainha Elizabeth II. Confira!
1. A Rainha Elizabeth II foi uma excelente imitadora e fazia imitações de diversos líderes mundiais. "Poderia ter tido uma carreira razoável nisso", disse Charles Rae, ex-correspondente real do The Sun.
2. Conhecida pelo senso de moda apurado, Rainha Elizabeth II tinha uma grife de bolsas favorita, a Launer London, e só usa um único modelo. Especula-se que ela tenha mais de 200 exemplares.
3. Mas engana-se quem pensa que a bolsa era apenas utilizada como um acessório fashion: a Rainha Elizabeth II utilizava a bolsa para passar recados à equipe. Se ela colocava a bolsa em cima da mesa, é sinal de que ela está com vontade de ir embora muito em breve. Se a bolsa "cai" no chão", é um indicativo de que a conversa não estava nada agradável.
4. Os sapatos da Rainha Elizabeth II eram amaciados especialmente para que ela possa calçá-los. Segundo Lydia Slater, da Harper's Bazaar, uma pessoa é incumbida da missão de usar os modelos por diversos dias antes da monarca.
5. A Rainha Elizabeth II serviu na Segunda Guerra Mundial. Aos 19 anos, a monarca - então princesa - contribuiu como mecânica na Women's Auxiliary Territorial Service e foi nessa época que aprendeu a dirigir. Em decreto do rei (pai de Elizabeth), ela não recebeu nenhuma classificação ou privilégio. Mais tarde foi promovida a comandante júnior.
6. A Rainha Elizabeth II foi a monarca que mais viajou durante o reinado: foram 265 viagens oficiais a 119 viagens. Um dos recordistas de visitas é o Canadá, onde ela esteve 27 vezes.
7. A Rainha Elizabeth II foi tão apaixonada por cachorros que até criou uma nova raça canina, os Dorgis, fruto do cruzamento de um Corgi com um Dachshund.
8. A Rainha Elizabeth II recebia uma média de 300 cartas por dia. Algumas ela lia pessoalmente e uma pessoa da equipe tem a tarefa de responder.
9. Uma das principais tradições de sua vida foi rompida nos últimos meses por questões de saúde: a Rainha Elizabeth II costumava tomar uma taça de gin religiosamente todos os dias antes do almoço. O objetivo era abrir o apetite.
10. Em 1982, o Palácio de Buckingham foi invadido e o invasor foi direto ao quarto da Rainha Elizabeth II. Ela não deixou o pânico transparecer e, muito pacientemente, conversou com ele sobre a vida e a família. Depois de 10 minutos, ela acionou a segurança depois que o rapaz lhe pediu um cigarro.
11. Rainha Elizabeth II sempre almoçava com um bloco de notas ao lado para dar feedback sobre as refeições. Um belo dia, ela encontrou uma lesma no prato e mandou um bilhetinho bem desaforado ao chef (+ descubra o desfecho dessa história).
12. Quando esteve no Brasil, a Rainha Elizabeth II ganhou duas onças e duas preguiças de presentes. Os bichinhos foram para o Zoológico de Londres.
13. A Rainha Elizabeth II era fã de corrida de cavalos e já foi proprietária de muitos ao longo da vida. A paixão é tanta que, em junho deste ano, ela contrariou as orientações médicas e voltou a montar.
14. Para assumir o trono britânico, a Rainha Elizabeth II recebeu aulas de direito e história constitucional.
15. Em 1953, a Rainha Elizabeth II teve a primeira coroação televisionada na história da monarquia britânica.
16. A mãe de Elizabeth II, a Rainha Elizabeth, morreu aos 101 anos e deixou uma dívida de 7 milhões de libras por conta de apostas em corridas de cavalo. Ela honrou todos os débitos da mãe.
17. A Rainha Elizabeth II nunca andava com dinheiro vivo - menos aos domingos, quando ela levava notas de 5 ou 10 libras para dar à igreja.
18. O apelido de infância de Rainha Elizabeth II é Lilibet, nome da filha de Meghan e Harry. No entanto, quando criança, a monarca não sabia pronunciar o apelido.
19. A aproximação da Família Real com o público é uma conquista atribuída ao reinado de Rainha Elizabeth II. A monarca foi a primeira a caminhar próxima à população.
20. A Rainha Elizabeth II é a única pessoa do Reino Unido que não possui um passaporte, afinal, todos os outros eram emitidos por ela.
21. Rainha Elizabeth II usa looks em tons acesos e vibrantes, mas não por um motivo fashion. O documentário "The Queen at 90" revela que a paleta cromática das roupas da monarca é pensada para que ela se destaque na multidão. Caso aconteça um imprevisto, ela está bem visível.
22. Dieta da Rainha Elizabeth II, segundo o antigo chef da cozinha real Darren McGrady: a monarca começava o dia com biscoitos e uma xícara de chá Earl Grey sem açúcar nem leite. Muitas vezes comia cereais matinais com frutas ou torradas com geleia. Ela era fã de omelete com salmão. Nas refeições principais, a monarca preferia pratos como peixe com legumes ou frango grelhado com alface. Seu prato favorito é um linguado com espinafre e abobrinha salteados.
23. No chá da tarde da Rainha Elizabeth são servidos sanduíches: cortados ao meio e sem cascas, os recheios contam com pepino, salmão e ovos com maionese ou presunto com mostarda. Também são oferecidos muffins, cookies e cupcakes com frutas. Mas normalmente o chá é acompanhado de um "penny", pequenos pedaços redondos de pão com manteiga e geleia.