A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (08) após 70 anos de um reinado regado a polêmicas e momentos históricos. A partir de agora, o Príncipe Charles assume a alcunha Rei Charles III e já é reverenciado como "Sua Majestade O Rei".
Além de dúvidas sobre a sucessão ao trono, outro questionamento paira no ar: como e quando serão o velório e o enterro da Rainha Elizabeth II? Afinal, foram sete décadas de reinado e são inúmeras as gerações que nunca precisariam a morte de um Soberano da Família Real britânica.
A seguir, o Purepeople te conta, em detalhes, todas as etapas e protocolos até o enterro da Rainha Elizabeth, que deve acontecer daqui 10 dias.
Dia D: este é o nome dado ao dia em que a Rainha morreu, no caso, o dia 08 de setembro. A data é focada em comunicar o falecimento para os 15 governos do chamado Realms, os 38 do Commonwealth e os ministros. A nova primeira-ministra, Liz Truss, também deve fazer um pronunciamento oficial. Com o fim dos protocolos do Dia D, os dias seguintes passam a ser chamar Dia D+1, Dia D+2 até o último dia, o Dia D+10.
Dia D+1: Tem início o recesso de 10 dias dos trabalhos parlamentares. O Rei Charles III deve ser proclamado oficialmente como novo Soberano e, logo em seguida, se reunirá com a primeira-ministra e o governo.
Dia D+2: O caixão de Rainha Elizabeth II deve chegar ao Palácio de Buckingham.
Dia D+3: O Rei Charles III fará uma viagem de luto pelo Reino Unido para receber moções de pesar.
Dia D+4: O Rei Charles III deve participar de uma missa em uma catedral de Belfast, onde receberá mais uma moção de pesar. O dia também é marcado pelo ensaio do transporte do caixão entre os Palácios de Buckingham e Westminster.
Dia D+5: Uma cerimônia religiosa deve acontecer no Palácio de Westminster após a chegada do caixão de Rainha Elizabeth II ao local.
Dia D+6: O corpo da Rainha Elizabeth II será velado durante três dias no Palácio de Westminster. Nesse dia, acontece, também, o ensaio para o cortejo fúnebre de Estado.
Dia D+7: O Rei Charles III recebe mais uma moção de pesar, dessa vez, no País de Gales e assiste a uma missa em Cardiff.
Dias D+8 e D+9: O público pode prestar as últimas homenagens à Rainha Elizabeth II. Para participar, é preciso adquirir ingressos, que devem começar a ser vendidos no Dia D+6.
Dia D+10: Por fim, o funeral da Rainha Elizabeth II deve ser realizado na Abadia de Westminster. O sepultamento será Castelo de Windsor, na Capela Memorial do Rei George VI. A data também é marcada pela proclamação do Dia do Luto Nacional e pelo silêncio de 2 minutos da população ao meio-dia.