Após dar à luz em um banheiro de estação de trem na novela "Éramos Seis", Clotilde (Simone Spoladore) decide entregar o filho à irmã Olga (Maria Eduarda de Carvalho) e ao cunhado, Zeca (Eduardo Sterblitch). A ex de Almeida (Ricardo Pereira) resolve ter essa atitude depois que o caipira decide ter o quinto filho, antecipa o portal "Observatório da Televisão" em cenas previstas para irem ao ar a partir do dia 12 do mês que vem. Atormentada com a notícia da gravidez, Clotilde até pensa em colocar o filho na roda dos rejeitados em um orfanato, mas acaba mudando de ideia ao ser abordada por uma freira. Até lá, ela leva a gravidez escondida da família colocando ataduras para disfarçar a barriga.
O marido de Olga comemora a chegada do novo "filho" ao mesmo tempo em que a cunhada é assistida por uma parteira. "Nasceu um guerreiro", diz o genro de Maria (Denise Weinberg). Enquanto isso, Olga repreende a irmã quando Clotilde diz para a profissional manter a discrição. "Dona Iracema (atriz não divulgada) sabe ser muda. E sábia. E as filhas da dona Maria sabem ser atrevidas. Mas você me ultrapassou. Ter filho assim, sozinha", afirma. "Um pai faz muita falta, viu. Sei porque não tive um. Mas, por isso mesmo, conte com seu cunhado aqui pra ajudar na criação. Vou proteger esse menino como se fosse meu", assegura Zeca.
O apoio de Olga e Zeca é fundamental para Clotilde entregar o bebê à irmã e ao cunhado. "Vai ser seu. De vocês dois. Quero que fiquem com ele. Sejam pai e mãe. Que ele tenha o nome e o sobrenome na certidão", aponta, convencendo a irmã a criar o sobrinho como se fosse filho. A nova criança da casa surpreende Maria. "Mãe... Esse é o meu caçula", aponta a mulher de Zeca deixando claro não é a mãe biológica do bebê.
O luto vai visitar de novo a família Lemos com a morte de Carlos (Danilo Mesquita). O rapaz é baleado durante uma manifestação política contra o presidente Getúlio Vargas. Antes de perder a vida ele faz Alfredo (Nicolas Prattes) lhe prometer que não irá abandonar a mulher, Lola (Gloria Pires). "Ele não merece. Alfredo, você agora é o responsável pela casa. Não deixa ela sozinha", diz. Apesar disso, o rebelde surpreende a família quando chega em casa e conta que irá se juntar ao Exército, deixando a matriarca desesperada. "A última coisa que eu gostaria é te fazer sofrer, dona Lola. Mas prometo me cuidar, eu prometo que vou voltar inteiro. Não quebro essa promessa", afirma Alfredo ao ir embora.
Leia também sobre a novela "Amor de Mãe": Camila enfrenta novo drama após morte do filho e confira o que vai acontecer na semana que vem
(Por Guilherme Guidorizzi)