O sucesso que 'Tieta' gerou na TV Brasileira é inexplicável, tanto que já repercute positivamente Vale a Pena Ver de Novo desde segunda, 2, conquistando uma média de 17 pontos de audiência. A novela de 1989 não somente repercutiu positivamente no mundo internacional, como consolidou Betty Faria como uma das maiores estrelas da teledramaturgia.
O sucesso garantido da TV assinado por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn gerou um filme para o cinema, em 1996. Desta vez, a obra de Jorge Amado foi estrelada por Sônia Braga, que também não fez feio nas bilheterias nacionais, no entanto, criou um clima desagradável entre as atrizes.
De acordo com o site TV História, Betty Faria não gostou da escolha de uma atriz para fazer o papel na telona. Sônia Braga, por sua vez, também trabalhou como co-produtora do longa. "Para todo o povo brasileiro, a Tieta sou eu. Onde quer que eu vá, todos me chamam de Tieta. Nada vai mudar isso", declarou Betty durante a coletiva de lançamento da novela 'A Idade da Loba', na Band, no mesmo ano.
Na ocasião, Sônia Braga não quis se pronunciar sobre o assunto. "Eu tenho o maior respeito pela Betty e por ela se sentir a verdadeira Tieta", declarou a musa para a revista Contigo. Mesmo assim, o clima tenso continuou no mundo artístico.
Naquela época, Sônia apoiava o grupo Loucos Varridos, que varria as ruas da cidade como protesto contra as sujeiras acumuladas nas calçadas, praças e avenidas das cidades. A própria artista colocava a mão na massa se juntando na varredura com o grupo.
Essa incursão social foi usada por Betty Faria contra a atriz. "Não preciso subir em árvores ou varrer ruas para aparecer nos jornais. Ganho destaque por causa do meu trabalho", alfinetou. "Claro que eu faço para aparecer. Para mostrar que há lugares no Rio que estão sujos. Eu sou preguiçosa. Preferia estar deitada o dia todo", rebateu Sônia, que convidou a colega para participar. "Não é legal fazer as pazes em Ramos [bairro carioca]? Vou ligar para Betty e fazer o convite".
Já em 2016, a estrela que está no ar na novela 'Volta por Cima' resgatou o assunto ao ser perguntada pelo jornalista Bruno Astuto. "Tivemos contato há muitos anos, mas não somos amigas. Pelo contrário: ela não pediu licença para ser Tieta no cinema, e isso foi péssimo. Eu fazia turnê na época e, a cada cidade que chegava, as pessoas comentavam que odiavam, ficaram indignadas". Já Sônia achou "inútil e desnecessário" o comentário da rival durante um papo com a jornalista Fabíola Reipert.
Vale lembrar que Sonia Braga deixou as novelas há muitos anos. Esporadicamente a atriz faz pontas em tramas nacionais. As participações mais recentes foram em 'Força de Um desejo' (1999) e 'Páginas da Vida' (2006).