Grávida de Almeida (Ricardo Pereira) na novela "Éramos Seis", Clotilde (Simone Spoladore) vai tomar uma atitude radical durante viagem a Itapetininga. Ao sentir agudas contrações, a irmã de Lola (Gloria Pires) pressente que está prestes a dar à luz, vai para um abrigo e, sozinha, faz o próprio parto. Praticamente mantendo em segredo a gravidez, a tia de Carlos (Danilo Mesquita) usa ainda uma tesoura de costura para cortar o cordão umbilical do filho. A informação é do colunista de TV Daniel Castro e as cenas passam a ir ao ar no dia 11 do mês que vem na trama das seis.
Após cogitar largar o filho na roda dos rejeitados e tentar revelar a verdade para Almeida, Clotilde, enfim, abre o jogo para a irmã, surpreendendo a mãe de Alfredo (Nicolas Prattes). "Precisamos contar para a mamãe. Não é vergonha, ela precisa saber que vai ter um neto ou neta", diz a viúva de Júlio (Antonio Calloni). A filha de Maria (Denise Weinberg) resolve retornar para sua cidade natal e entregar o filho para a família da outra da irmã, Olga (Maria Eduarda de Carvalho) para, assim, deixar o bebê longe do pai. "Essa criança merece ter pai e mãe. Um nome completo na certidão. Mas não vou abandoná-la. Vou entregar meu filho para Zeca (Eduardo Sterblitch) e Olga", avisa.
A mãe de Isabel (Giullia Buscacio), que terminará o namoro com Felício (Paulo Rocha) após a morte de irmão, tenta convencer Clotilde a desistir da viagem, mas é em vão. "Se soubesse tinha feito um casaquinho para você levar. Mando depois, não tenho um presente", afirma a doceira, que também vai romper seu namoro por conta da morte de filho. "Resolvo o enxoval em Itapetininga. Olga deve ter muita coisa. Mas, olha, estou levando linhas novas. Eu mesma farei um casaquinho. Já fiz tantos para a gente. Faço para o meu... Para o bebê", completa a futura mamãe arrumando suas malas para a viagem. Em uma das paradas da viagem, Clotilde não sente bem e aproveita que o trem está em uma estação para ir ao banheiro molhar o rosto.
Só que nesse momento nota que a bolsa estourou. "Meu Deus, vai ser agora? Ajuda, ajuda", grita por ajuda. Mas um forte temporal vai impedir que ela seja escutada. Cheia de dores, a irmã de Lola senta no chão e faz uma oração: "Meu Deus, me ajude. Estou sozinha". Com isso, a futura mamãe perde o trem. Já em Itapetininga, Zeca e Olga estarão preocupados porque Clotilde não desembarcou. "Por gentileza, estou procurando uma pessoa. Será que o senhor não viu? Clotilde o nome dela. Dessa altura mais ou menos. Cabelo pretinho com asa de graúna, de franjas cortadas na régua", diz o cunhado para um bilheteiro, relatando que viu a moça somente desembarcar na estação anterior. O casal segue para a outra parada e Olga encontra a irmã no banheiro com a tesoura manchada de sangue. "Nasceu. Nasceu sozinho, quis nascer", resume Clotilde.
Leia também sobre a nova novela das sete, "Salve-se Quem Puder": saiba quem é quem na trama e confira as emoções da primeira semana
(Por Guilherme Guidorizzi)