Antecipado pelo surto do coronavírus, o último capítulo da novela "Malhação: Toda Forma de Amar" reserva um final feliz para Rita (Alanis Guillen) e Filipe (Pedro Novaes). Sequestrada por Rui (Romulo Neto), a jovem vai ficar em liberdade e decidir dividir com Lígia (Paloma Duarte) a guarda de sua filha, Nina (Eloá Miranda/Lavínia Miranda). A trama adolescente chega ao fim na próxima sexta-feira (3) e precisou passar por ajustes por conta da pandemia do coronavírus.
O surto do covid-19 encurtou "Toda Forma de Amar" em cinco semanas (25 capítulos) e dispensou os atores antes da hora. Os últimos a gravarem foram os protagonistas em cena repleta de cuidados. Como a gravação final não teve direito a beijo entre Rita e Filipe, a produção selecionou uma sequência antiga para marcar o desfecho do casal. Com o restante dos atores dispensados, caberá a Rita e Filipe narrarem o que aconteceu com cada personagem.
Antes de ter um final feliz com a namorada, o estudante vai passar por maus bocados. Filipe ouvirá Carla (Mariana Santos) revelar a "morte" de Rita depois que souber da informação por Marco Rodrigo (Julio Machado), a quem acusou de envolvimento no sumiço da jovem. Porém, o major e pai de Anjinha (Caroline Dallarosa) é inocente e terá caído em história contada por Rui. A essa altura, Filipe já terá mostrado que está enlouquecendo sem saber o que de fato ocorreu com Rita e chega a ver o "espírito" da namorada.
E não é só o filho de Lígia o único a ser atormentado por Rui. Ainda no cativeiro, Rita descobre que o vilão ficou com a guarda da filha deles e entra em pânico. Quem vai revelar isso à sequestrada é Peixoto (Roger Gobeth). O policial é jogado por Rui no cativeiro ao dar com a língua nos dentes. "Abre, por favor. Eu quero falar com ele. Quero falar com o Rui", diz a mãe de Nina, totalmente descontrolada.
A terceira vítima de Rui é Lígia. A ginecologista é obrigada a entregar Nina para o bandido após perder a guarda na Justiça. A médica até tenta uma aproximação do vilão visando o bem-estar da garotinha, mas ele se mostra irredutível. Para piorar, diz ser capaz de sair do Brasil levando a filha de seu relacionamento com Rita.
Em um encontro com Marco Rodrigo, Rui inventa que matou Rita. O major conta isso à família e acaba acusado pela filha de envolvimento na "morte" da mãe de Nina. Disposto a tudo, o vilão diz que pode muito bem matar o pai de Anjinha.
No meio disso, Leila (Jade Cardozo) vai passar a jogar charme para Filipe e a garota usa até Nina no seu plano quando ouve o rapaz dizer que ela, babá da menina, pode lhe ajudar a ver de novo a filha de Nina.
Com o final de "Toda Forma de Amar" antecipado e "Malhação: Transformação" adiada, a Globo põe no ar dia 6 uma reprise resumida de "Viva a Diferença". Por enquanto, a nova temporada não ganhou ainda nova data de estreia.
(Por Guilherme Guidorizzi)