O último capítulo final de "Malhação - Toda Forma de Amar" foi marcado por muita emoção desde a primeira cena. A trama, adiantada por conta da pandemia de coronavírus - que ocasionou mais mudanças na grade da Globo - começou com Filipe (Pedro Novaes) e Lígia (Paloma Duarte) recebendo de Carla (Mariana Santos) a notícia de que Rita (Alanis Guillen) estava morta. No entanto, a jovem ainda estava no cativeiro, raptada por Rui (Romulo Neto), ex-namorado dela que agora tem a guarda da filha dos dois, Nina (Eloá Miranda/Lavínia Miranda).
Outra cena decisiva foi quando o major Marco Rodrigo (Julio Machado) deu voz de prisão a Rugieri (Ricardo Martins), comparsa de Rui (Romulo Neto). O pai de Anjinha (Caroline Dallarosa), por quem chegou a ser acusado de matar Rita, conseguiu então fazer com que a protagonista fosse libertada do cativeiro. A cena, no entanto, foi exibida apenas com ela acordando.
Em seguida, houve o reencontro do casal protagonista e, através dele, o público ficou sabendo dos demais desfechos. "A gente ainda tem que contar tudo que não vai poder mostrar para as pessoas por conta dessa epidemia de coronavírus", disse a mocinha. "Realmente essa epidemia acabou atrapalhando um pouco o final da nossa história", concordou Filipe, misturando vida real e ficção.
Eles então, foram narrando como cada personagem tocou a vida na ficção. Meg (Giulia Bertolli) se formou em dança, Serginho (João Pedro Oliveira) e Guga (Pedro Alves) se casaram, Nanda (Gabriella Mustafá) virou "não só uma cantora de funk, como uma musa do empoderamento feminino". Anjinha, por sua vez, se tornou jogadora do Fluminense. Marco Rodrigo e Carla ficaram juntos "e felizes com seus agregados". Jaqueline (Gabz) e Milena (Giovanna Rispoli) em faculdade de medicina juntas. Lígia mudou para Caxias, se casou com Madureira e dividiu com Rita a guarda da filha. "Conseguimos colocar na certidão da nossa filha que somos mãe, ambas. Uma que pariu e outra que adotou. Quem pode negar que esse é um final feliz para a nossa história?", destacou a protagonista.
Nas redes, o nome da protagonista e o da trama foi um dos assuntos mais comentados e dividiu opiniões. "A única coisa que eu gostei foi que a Rita apareceu, mas deixou todo mundo confuso", escreveu uma. Outro listou as perguntas que, para ele ficaram sem resposta: "Porque a Rita foi sequestrada? Quem era cúmplices do Rui? O que aconteceu com a ex namorada do Filipe? A Rita estava presa aonde?". A ausência de beijo entre o casal também foi alvo de tweets. "Muito triste malhação acabar e não ter um beijão da Rita com o Filipe" e "Triste porque não teve beijo do Filipe e da Rita no final" foram alguns deles. Veja mais da repercussão na web abaixo!