O reencontro de José (Juliano Laham) com o pai na novela "Gênesis" só deve acontecer no último capítulo. Originalmente, as cenas faziam parte dos capítulos 149 e 150, mas a Record TV esticou na edição o número de episódios - nesta noite (18) irá ao ar o de número 195. Até o reencontro do protagonista com Jacó (Petronio Gontijo) muita coisa acontece como sua escolha para governar o Egito.
Ainda na trama bíblica, Adurrá (Ricardo Lyra) será desmascarado como informante de Apepi e dado como morto após pular em um rio com crocodilos. Porém, o ex-vizir surge vivo e se encontra com Neferíades (Dandara Albuquerque), que por traição ao marido é condenada a ter parte do nariz decepado.
A seca no Egito e nas regiões próximas levam Rúben (Felipe Cunha) e seus irmãos a irem até as terras de Sheshi (Fernando Pavão). Lá eles acabam presos por alguns dias e tempos depois descobrem que o governador egípcio é José, que os choca com o cargo que ocupa.
Por fim, Rúben e os irmãos são obrigados a contarem para o pai que José está vivo e que o venderam como escravo. Daí eles migram para o Egito ao lado das mulheres, filhos e servos, mostra o roteiro obtido pelo Purepeople.
"Rúben vai até os soldados que fazem a guarda e pergunta algo sem que ouçamos. Ele volta em seguida e vai até Jacó", diz o texto. "Jacó não se importando com mais nada a não ser a expectativa de rever o filho. Ele volta a sua atenção para o caminho em que José deve vir. Instantes na espera. Rúben permanece próximo ao pai", prossegue o script.
"Lá, pai! É ele, é o José!", fala, ansioso, o primogênito de Jacó/Israel. "Me ajuda... me ajuda a descer", pede o patriarca no folhetim que exibe a última das sete fases.
O roteiro pede ainda para José apressar o passo ao ver o pai, que logo o reconhece e ficam em uma mistura de sentimentos sem acreditar no reencontro. "Lágrimas inundam os olhos de Jacó. O mesmo acontece com José. Ele se aproxima cautelosamente do pai, que não se move, olhando-o. José muito sofrido. Ele para diante de Jacó. Jacó toca delicadamente no rosto de José, como se quisesse constatar que ele está realmente ali", aponta o texto.
"Meu menino... meu filho... meu filho", diz Jacó ao tocar o filho sem segurar as lágrimas. "Agora eu já posso morrer, porque os meus olhos viram o seu rosto... que você vive...", prossegue o patriarca ganhando um beijo do filho favorito na história que dará uma deixa para a reprise de "Os Dez Mandamentos".
Diante do reencontro, todos se emocionam satisfeitos. "Meu José, você ainda tem o mesmo olhar... não mudou nada!", prossegue o viúvo de Lia (Ingra Liberato). "Como eu senti sua falta, meu filho. Como eu sofri sem você", afirma o patriarca na sequência que prossegue com Jacó reencontrando a única irmã, Diná (Giovanna Coimbra).