A grande virada na vida de José (Juliano Laham) na novela "Gênesis" está muito perto de acontecer. Após desvendar um enigmático sonho de Sheshi (Fernando Pavão), o hebreu será eleito governador do Egito. Além disso, por determinação do faraó irá se tornar marido de Asenate (Letícia Almeida), com quem terá um casamento conturbado.
Na sala do trono, Sheshi questiona José a respeito de sua fé. "Potifar (Val Perré) me informou que você cultua somente um Deus. Isso é verdade?", indaga o faraó responsável pela condenação de Neferíades (Dandara Albuquerque), flagrada na cama com Teruel (Amaurih de Oliveira). "Sim, senhor. O Deus dos meus pais. O Deus criador", confirma o filho de Jacó (Petronio Gontijo).
"Sheshi o estuda por mais alguns instantes, intrigado. José apreensivo sob o olhar do faraó. Sheshi então desfecha a expressão e sorri. Ele se dirige aos seus nobres sem tirar os olhos de José", pede o texto obtido pelo Purepeople. "Por acaso acharíamos outro homem como ele, em que esteja o Espírito de Deus?", pergunta o soberano para a surpresa de José e a satisfação dos nobres na trama bíblica dividida em sete fases.
O faraó se levanta e vai até José. "Uma vez que Deus revelou a você o significado dos sonhos, é evidente que não há ninguém com mais capacidade ou sabedoria. Você vai ficar encarregado do palácio e todo o meu povo se sujeitará e obedecerá a suas ordens. Somente em relação ao trono eu vou ter posição superior a você", anuncia.
"Eu declaro que a partir de agora José é o governador de toda a terra do Egito!", acrescenta diante do hebreu que segue surpreso e segura o choro de emoção. O clima é interrompido por Adurrá (Ricardo Lyra), que lembra a condenação de José por ter tentado abusar de Neferíades em um plano da vilã.
Mas quando os dois ficam cara a cara, a verdade vem à tona e José é inocentado no folhetim épico que soma mais de 400 atores. Logo depois, Pentephres (Nando Cunha) conta para a filha, Asenate, a promoção do hebreu, rebatizado por Sheshi.
"Como governador você precisa de um nome egípcio. A partir de agora será chamado de Zafenate-Paneia", diz o "senhor das duas coroas". "E devido a sua posição, pra ser oficializado, precisa ser um homem casado. Por isso, eu escolhi a Asenate, filha de Pentephres, sacerdote de Om para ser a sua esposa", anuncia, deixando Adurrá irado.