O último capítulo da novela "Gênesis" exibirá cenas de "Os Dez Mandamentos", que pode ser sua substituta na faixa das nove da Record TV. Foram 150 capítulos escritos, mas a numeração em vídeo deverá ser maior. O Purepeople teve acesso ao roteiro do último capítulo da trama bíblica, que entra em sua sexta e penúltima fase, Jacó, nesta semana.
O capítulo original será exibido na íntegra dia 15 de novembro e começa com Jacó (Petrônio Gontijo) e sua família chegando ao Egito quando o patriarca irá rever José (Juliano Laham), protagonista da fase final, após muitos anos depois que ele foi vendido pelos irmãos como escravo. O idoso e o filho se emocionam com o reencontro quando Jacó quase não o reconhece.
Em seguida, o público é levado para a sala do trono quando Pentephres decide abrir mão de ser sumo-sacerdote. A terceira cena mostrará ainda a emoção do reencontro de José e Jacó, que quase terá sido morto na juventude pelo próprio irmão, Esaú. Um pouco depois, pai e filho percorrem a cidade em um carro esbanjando felicidade, antes de se encontrarem com o faraó.
O capítulo final de "Gênesis", que terá reunido mais de 400 atores como as estreantes Bruna Perdigão, intérprete da Lia na infância, cujo avô, Betuel (Roberto Bomfim), foi assassinado, e Juhlia Ficer, por exemplo, Pentephres e Meritre se reconciliam com direito a beijo. A trama bíblica irá apresentar ainda quando José, que será governador do Egito, apresenta sua família ao pai. Outras cenas também estão previstas, porém sem muita importância para o contexto geral.
A partir daí, a trama será costurada com fala de Deus (voz de Flávio Galvão). "Por isso eu formei um povo... ...para que através dele todos os habitantes da terra pudessem ver que Eu sou Deus zeloso, que cuido bem dos que Me servem...... não basta só dizer que crê em Mim... quem crê, obedece...E obedece através da fé, que foi o que diferenciou os antigos, elevando-os acima da multidão...", diz o Criador.
Depois, o folhetim mostra uma sequência de flashbacks como a Criação de Adão e Eva, a construção da Arca de Noé, a caravana de Abraão (Zé Carlos Machado) e Sarai (Adriana Garambone) no deserto, por exemplo. Deus seguirá sendo ouvido falando de como formou a nação judaica.
A morte de Jacó também irá ao ar no capítulo derradeiro. "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam... a convicção de fatos que não se veem. E foi através dessa fé, que mesmo depois de ter se distanciado de Mim, o povo Me clamou...Eu os enviei um libertador...". Nesse momento aparece Moisés (Guilherme Winter) em cena daquela trama de 2015.