
O Carnaval 2025 terminou na Sapucaí e no Anhembi neste domingo (9) com o desfile das escolas de samba Campeãs. No Sambódromo do Rio, uma série de famosas passaram pelas áreas VIP e apostaram em looks com muita ousadia e transparência. Já nos bastidores, a apuração polêmica segue dando o que falar e três escolas do Grupo Especial (Unidos da Tijuca, Unidos de Padre Miguel e Grande Rio) entraram com recursos por conta das notas dos julgadores.
Aliás, se por um lado Giovanna Lancellotti, noiva de Gabriel David, presidente da Liesa, mostrou-se inconformada com a contestação do título da Beija-Flor, escola sua e do noivo, por outro Paolla Oliveira fez coro àqueles que reprovaram o campeonato para a azul e branca. A agremiação de Nilópolis foi campeã com apenas um décimo a mais que a Grande Rio e entre as 27 notas válidas, ganhou 10 em todas elas.

Ao mesmo tempo, já tem que olha no horizonte (um pouco distante), o Carnaval de 2026. Por falar na "festa profana", a folia pode a partir do ano que vem ganhar uma data fixa, assim como a Páscoa que é celebrada 40 dias depois da Quarta-feira de Cinzas.
Mas afinal, quando será o Carnaval 2026? A chamada "Terça-feira Gorda" vai cair em 17 de fevereiro de 2026. Mas, claro que a folia começa antes. A quinta-feira anterior será dia 12 de fevereiro de 2026. O sábado de Carnaval será em 14 de fevereiro de 2026, e o domingo de carnaval, 15 de fevereiro de 2026.
Se nada for alterado, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio será nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2026, com a apuração no dia 18 de fevereiro de 2026.