O último capítulo da novela "Gênesis" vai revelar algumas surpresas. Além de mostrar que Menkhe (Renato Rabello) não foi castrado e que Herit (Yana Sardenberg) está grávida, a história desvenda Merianat (Samia Abreu) como grande aliada de Apepi (Jorge Lucas), o grande rival de Sheshi (Fernando Pavão), marido da egípcia. A trama da Record TV usará flashbacks e cenas inéditas para mostrarem como Merianat agiu sem ser notada.
Na primeira sequência, Sheshi aparece em seu quarto se deparando com um papiro e depois revoltado com a falta de segurança do palácio. É aí que em uma cena nova o telespectador vai ver Merianat entrando no quarto do faraó através de uma passagem secreta e retirando o tal papiro. Em seguida, outra recordação surge quando Sheshi encontra uma caixa com um pardal morto, outra obra de Merianat.
O roteiro pede que a egípcia acerte o faraó na cabeça com uma espécie de boomerang daquela época. Com o golpe, Sheshi desmaia. "Merianat chega ali e dá um toque com o pé em Sheshi, conferindo se ele está mesmo desacordado", indica o texto bíblico. Nisso, ela recorre a Mahamid (Ceejay) para lhe ajudar a levar o "senhor das duas coroas" pelo corredor.
"Merianat responde abrindo a caixa, revelando o pardal morto dentro e em seguida movendo uma alavanquinha ao fundo da caixa, fazendo com que o pardal caia no fundo e o fundo falso fique por cima dele, escondendo-o. Merianat olha de volta para Mahamid, ardilosamente", prossegue o roteiro.
Ainda no capítulo final, que terá José (Juliano Laham) fazendo as pazes com o irmão, "Gênesis" exibe Merianat ajudando Teruel (Amaurih de Oliveira) a usar a mesma passagem secreta. Já em outra cena, o público vai rever quando no deserto Sheshi encontrou a própria Merianat "ensanguentada" e "jogada" em uma espécie de carro, como se estivesse morta em ataque de Apepi que culminou no rapto de Kamesha (Kizi Vaz).
Merianat conseguiu convencer Kamesha a deixar o palácio alegando que foram dadas outras ordens. Mas na "fuga", esbarram em Shetep, que quase põe tudo a perder. Nisso, o sumo sacerdote é atacado e Merianat se passa por desentendida ao também ser "vítima" do "ataque" que acabou convencendo Sheshi.
Nesta noite, o folhetim mostra a derrota de Lúcifer (Igor Rickli) e a morte de Jacó (Petronio Gontijo). Com o fim de "Gênesis", a primeira novela a estrear após março de 2020 na TV brasileira, a Record exibe "A Bíblia", que reunirá trechos da própria "Gênesis" além de "Os Dez Mandamentos".