A Record alterou o final da novela "Gênesis" deixando de fora a cena que indicava a morte de Jacó (Petronio Gontijo). Outras sequências do último capítulo também não foram ao ar nesta segunda-feira (22). Nesta noite, a emissora passa a exibir "A Bíblia", que reunirá a própria "Gênesis", "Os Dez Mandamentos" e "A Terra Prometida" em versões mais curtas para chegar até a época que será retratada em "Reis", cujas gravações já começaram.
No roteiro entregue aos atores em junho, os flashbacks das sete fases não apareciam enquanto José (Juliano Laham) estava à mesa com sua família e se reencontrando com Abumani (Dudu de Oliveira), que retornava ao Egito casado e com filho em uma cena sem diálogo. Essa foi a última sequência exibida. Mas o texto pedia outras cenas em seguida.
José e Asenate (Letícia Almeida) trocariam carinhos e Diná (Giovanna Coimbra) apareceria com seu filho em imagens costuradas pela fala de Deus (Flávio Galvão). "Por isso eu formei um povo para que através dele todos os habitantes da terra pudessem ver que Eu sou Deus zeloso, que cuido bem dos que Me servem não basta só dizer que crê em Mim... quem crê, obedece. E obedece através da fé, que foi o que diferenciou os antigos, elevando-os acima da multidão...", diria o Criador.
Só aí que o telespectador seria levado até as cenas das sete fases. Novamente, Deus iria ser ouvido, retratando cada sequência. Ele falaria de Abel (Caio Manhete), Noé (Oscar Magrini), Abraão (ZéCarlos Machao) e Isaque (Henri Pagnoncelli), por exemplo. Por fim, seria mostrada a cena da morte de Jacó, abençoando os filhos de José e os herdeiros do governador.
Por fim, haveria um salto no tempo para a chegada de Moisés e, consequentemente, a reprise de "Os Dez Mandamentos". Em seu lugar, a emissora mostrou a abertura da nova novela e um rápido resumo da história, desde a Criação até a queda das Muralhas de Jericó.
A edição também deixou de fora alguns flashbacks de Sheshi (Fernando Pavão) para revelar que Merianat (Samia Abreu) era a informante de Apepi (Jorge Lucas) no palácio. Por outro lado, manteve a sequência na qual Menkhe (Renato Rabelo) admitia que não havia sido castrado, e a morte de Neferíades (Dandara Albuquerque). Vale lembrar que o capítulo final foi desmembrado em dois dias.
A próxima trama bíblica da emissora terá no elenco atores estreando no canal paulista. Caso de Giovanni Dopico e Arianne Botelho. Ele esteve em "Malhação" e ela em histórias como "A Lei do Amor". Outros nomes confirmados são de Fernando Pavão, Thais Pacholek, Pâmela Tomé e Roberto Bonfim.