Depois de tirar a virgindade de Inês (Carol Macedo) na novela "Éramos Seis", Alfredo (Nicolas Prattes) vai ser flagrado aos beijos com a jovem por Adelaide (Joana de Verona) durante a guerra. Revoltada, a filha de Emília (Susana Vieira) humilha o primo. "Entendo o quanto a vida pode ser solitária e opressora por aqui. Afinal estamos numa guerra", dispara a feminista. As cenas deve ir ao ar a partir do dia 25 de fevereiro na quinta versão do romance de José Maria Duprat, antecipa o colunista de TV Daniel Castro nesta sexta-feira (7).
Após prometer ao irmão Carlos que ficaria cuidando da família, Alfredo quebra a promessa e decide lutar para honrar a memória do irmão mais velho. No confronto que coloca frente a frente opositores e defensores do governo de Getúlio Vargas, o irmão de Julinho (André Luiz Frambach) acaba perdendo seu melhor amigo, Tião (Izak Dahora). Ainda na guerra, Afonso (Cássio Gabus Mendes) fica em estado grave após sofrer um atentado e Lúcio (Jhona Burjack) por pouco não vai perder a vida. Paralelamente, Alfredo fica com o "corpo fechado" graças a uma reza poderosa da avó Maria (Denise Weinberg) e estreita a relação com Inês.
O rebelde filho dos Lemos finge que se machucou limpando uma arma só para não ir ao front e, dessa forma, ficar mais tento com a filha de Shirley (Bárbara Reis). "Estava com muita vontade de te ver. Deixa eu te fazer companhia. A menos que tenha algum cinema marcado ou uma ida à confeitaria com as amigas", diz, em tom de brincadeira, Alfredo para a enfermeira. "Bobo. Bem que eu dava tudo por uma fatia de rocambole de chocolate agora", responde, totalmente apaixonada pelo filho de Lola (Gloria Pires). "Infelizmente, esse desejo não posso realizar, mas meus beijos podem ser doces também", retruca ele, galanteador.
Correspondente na guerra e escondendo de Alfredo que está no campo de concentração, Adelaide estará pelo acampamento fazendo anotações ao lado de um capitão. "E o que tem achado do movimento?", pergunta o oficial. "Se o que nos sobre em coragem fosse transformado em munição, não haveria quem nos segurasse. Mas agora, acho que falta para meus leitores um bom registro do hospital de campanha", afirma a filha de Emília. "Pode buscar melhores informações com as enfermeiras, ficam alojadas naquelas tendas", indica o militar levando Adelaide até a barraca onde estão Alfredo e Inês aos beijos.
"Capitão? Adelaide! O senhor me desculpe, foi um arroubo, me entusiasmei", afirma, surpreso, com a farda completamente amassada, o sobrinho de Clotilde (Simone Spoladore), que terá reencontro com Almeida (Ricardo Pereira). "Quero conversar com o senhor mais tarde. Isso não vai ficar assim. Agora, a senhorita perdoe o infortúnio. Espero que esse absurdo não conste na sua reportagem sobre o trabalho de nossas tropas e do nosso corpo médico", manda. E é aí que a feminista se aproveita e dá uma lição no primo. "Não se preocupe, capitão. Não é necessário castigar os voluntários. Não por mim, pelo menos. Entendo o quanto a vida pode ser solitária e opressora por aqui. Afinal estamos numa guerra", dispara.
Leia também sobre a novela "Amor de Mãe ": Lurdes é enganada de novo e Sandro escapa de ser preso
(Por Guilherme Guidorizzi)