Carlos (Danilo Mesquita) não será o único a morrer nos próximos capítulos da novela "Éramos Seis" . Durante a guerra, Tião (Izak Dahora) também vai perder a vida ao impedir que Alfredo (Nicolas Prattes) seja atingido. As cenas começam a ir ao ar na próxima quarta-feira (5) na trama das seis, antecipa o colunista de TV Daniel Castro. Após prometer ao irmão mais velho que ficará cuidando da família, o rebelde quebra o juramento e se alista para enfrentar os soldados pró-Getúlio Vargas. No front, Alfredo se encontra com Inês (Carol Macedo) e transa com a jovem pela primeira vez.
O confronto vai reunir também Lúcio (Jhona Burjack), vizinho e amigo de infância da família Lemos, enquanto Afonso (Cássio Gabus Mendes) vai abastecer a dispensa dos soldados com mantimentos. A essa altura, o comerciante já vai ter se separado de Lola (Gloria Pires) por decisão da mãe de Carlos, Alfredo, Julinho (André Luiz Frambach) e Isabel (Giullia Buscacio), alvo de vingança de Zulmira (Luciana Braga), mulher de Felício (Paulo Rocha). Durante a batalha iniciada em 1932, o problemático filho de Lola e Júlio (Antonio Calloni) impede a morte de Tião quando atira em um inimigo um disparo difícil. O rapaz fica espantado sem saber como agradecer ao amigo. "Estamos lutando do mesmo lado e o mais importante é que você é meu amigo. Mesmo assim, fica me devendo. Se algum dia puder pagar, eu agradeço", responde, brincando, o sobrinho de Clotilde (Simone Spoladore).
Mas dias depois a promessa vira realidade quando Alfredo não nota que está na mira de um rifle. O rapaz se joga na frente do rebelde irmão de Carlos e acaba atingido. "Calma, não foi nada, já vai passar. Pomba, por que fez isso?", pergunta, emocionado, ao ver Tião cheio de sangue. "Você viu, Alfredo? Eu não sou covarde e não estou devendo mais", responde o garçom. Logo depois, ele é levado para a barraca onde Inês está atendendo, é operado, mas não resiste. "Por favor, diga para minha irmã que eu a amo. E que seguirei com ela para sempre. Onde quer que eu esteja", pede.
A notícia da gravidez inesperada abalou a irmã carola de Lola. Durante a gestação, Clotilde pensa em abandonar o filho, mas recua. Por fim, a ex de Almeida (Ricardo Pereira) revela a verdade para a família e acaba dando à luz em um banheiro de estação de trem. Na sequência, entrega o bebê para Olga (Maria Eduarda de Carvalho) e se arrepende, começando a dar sinais de loucura.
Leia também sobre a novela "Salve-se Quem Puder": Alexia dá um tapa em Zezinho e saiba as outras emoções da semana que vem
(Por Guilherme Guidorizzi)