Depois de se encantar com Francisco na novela "Éramos Seis" sem saber que o menino é seu filho, Almeida (Ricardo Pereira) vai voltar para Itapetininga e pedir perdão a Clotilde (Simone Spoladore). O comerciante vai surpreender a irmã de Lola (Gloria Pires) em sua casa quando toda a família tiver ido para um piquenique, em cenas previstas para irem ao ar a partir do dia 29, antecipa o colunista de TV Daniel Castro nesta sexta-feira (7). A essa altura, sua ex-mulher Natália (Marcela Jacobina) já terá lhe revelado que o traiu com Elias (Brenno Leone).
Já de volta à capital, o funcionário de Assad (Werner Schünemann) vai procurar Lola para entregar uma carta de recomendação para Alfredo (Nicolas Prattes). Nesse meio tempo, o filho rebelde dos Lemos se demite da loja de tecidos e irá, em seguida, se alistar ao exército para combater na guerra. Durante o confronto, ele transa com Inês (Carol Macedo), e por pouco o irmão de Carlos (Danilo Mesquita) também não perde a vida, mas é salvo por Tião (Izak Dahora). "É muito atencioso da sua parte, não quer entrar para tomar um café?", diz a viúva. "Eu adoraria, mas não posso. Deixei meus filhos com uma vizinha. Tenho que buscá-los", responde Almeida, se referindo a Rita (Noham Hadam) e Ernesto (João Vitor Manhães).
A fala deixa Lola surpresa e a matriarca questiona o que houve com Natália. O vendedor de tecidos, então, revela que está separado da estrangeira, madrasta de seus filhos. "Foi o certo a fazer. A senhora sabe que eu tinha muita consideração por Natália, por ela ter aceitado criar meus filhos. Formamos uma família, anos depois que a Clotilde se recusou a ficar comigo. Aconteceu este encontro, mas foi um erro, porque amor não era por ela que sentia", relata o conquistador. "Só lembra que magoei Clotilde, e com razão. Fiz uma opção pela minha família, mas não foi uma opção feliz. Quando não há amor, nada funciona", recorda, citando nas entrelinhas quando por conta das crianças não ficou com a carola, que dará sinais de loucura após entregar o filho para a irmã Olga (Maria Eduarda de Carvalho).
Durante a conversa, Lola conta ao vendedor que a irmã nunca o esqueceu. "Eu realmente já manifestei várias vezes o meu pensamento sobre o senhor em relação a Clotilde. Mas talvez estivesse errada também. Devia ter incentivado a coragem. O tempo passou, casou-se de novo, mas a verdade é que... Não sei nem se tenho o direito de contar isso, mas a minha irmã nunca se esqueceu do senhor", fala a mãe de Carlos, Alfredo, Julinho (André Luiz Frambach) e Isabel (Giullia Buscacio). O comerciante, então, faz um desabafo. "Também nunca me esqueci dela, dona Lola. Mas sei que a decepcionei demais. Tanto que ela nunca vai me perdoar. Meu consolo é que nem eu me perdoo", afirma.
A viúva de Júlio (Antonio Calloni) incentiva o ex-cunhado a ir atrás de novo da irmã. "Clotilde não é fácil também. Mas se acredita que ainda possa fazê-la feliz... talvez a história de vocês não tenha terminado. Acredito que deve ter coragem de tentar", apoia. Em outra cena, ao lado dos filhos mais velhos, Almeida surpreende a mãe de Francisco enquanto ela está envolvida nas tarefas de casa. "Argemiro? O que está fazendo aqui?", diz. "Clotilde, conhece minha história como ninguém. Tive dois casamentos desfeitos, só um válido perante a lei. Tenho dois filhos, Rita e Ernesto. O que ainda não sabe é que me separei da Natália. Este sou eu. Imperfeito, cheio de marcas da vida. Mas você é a melhor parte da minha história. Por isso, quero muito que me perdoe. E, de uma vez por todas, você faça parte do que eu sou", pede, deixando a irmã de Lola em choque.
Leia também sobre a novela "Salve-se Quem Puder": Helena humilha a filha, Luna, e garota tem reencontro com Téo
(Por Guilherme Guidorizzi)