Afonso (Cassio Gabus Mendes) ficará entre a vida e a morte nos próximos capítulos da novela "Éramos Seis". Na quinta versão da trama de época, o comerciante resolve participar das manifestações contrárias ao presidente Getúlio Vargas, no movimento que ficaria conhecido como Revolução Constitucionalista de 1932. É em um dos confrontos, em cenas previstas para irem ao ar nesta quarta-feira (5), que Carlos (Danilo Mesquita) é baleado. O filho mais velho de Lola (Gloria Pires) acaba baleado e morre dias depois.
O ex-estudante de Medicina consegue ser operado, reencontrar a família e pedir ao irmão Alfredo (Nicolas Prattes) para cuidar da mãe e da irmã, Isabel (Giullia Buscacio). No entanto, o rebelde não cumpre a promessa, se alista ao exército, quase morre atingido por um disparo, mas vê seu amigo perder a vida. Já o pai de Inês (Carol Macedo) é baleado de forma grave, deixando Lola desesperada. Muito ferido, Afonso é levado para um hospital. Enquanto fica internado, o comerciante acaba contraindo uma doença bastante perigosa, que pode o levar à morte.
O confronto não vai ser marcado só de tiros e mortes. No front, o primo de Adelaide (Joana de Verona), que também estará no combate, se encontra com a filha de Inês. "Viúva" de Carlos, a jovem fica com medo da "sogra", Lola, perder outro filho e pede para ele ser retirado da frente da batalha, revoltando Alfredo. "Está querendo me humilhar? Porque é assim que estou me sentido", questiona. "Meu coração fica apertado, não quero perder mais ninguém, não quero perder você. Por favor, não se arrisque", suplica Inês. Durante a briga, os jovens se aproximam, se beijam e transam. "Em qualquer situação, faça apenas o que te der vontade. Não sabemos o futuro, nem se vamos estar vivos amanhã. Mas me sinto feliz só por estar aqui com você", diz, romântico, o irmão de Isabel.
Também vai ser por causa da guerra que o vendedor de tecidos decide fugir de São Paulo, indo para o interior. Em Itapetininga, Almeida (Ricardo Pereira) dá de cara com Zeca (Eduardo Sterblitch) e se surpreende quando o caipira fala que está atrasado para o batizado de seu filho. Por isso, vai atrás dele na igreja e acaba encontrando Clotilde (Simone Spoladore) segurando o bebê deles. A essa altura, Almeida ainda desconhece que a criança em questão é seu filho e que foi traído por Natália (Marcela Jacobina). Assustada, a irmã de Lola desmaia.
Leia também sobre a novela "Salve-se Quem Puder": Luna arma para se aproximar da mãe e veja as emoções da próxima semana
(Por Guilherme Guidorizzi)