Virgílio (Ricardo Pereira) vai enganar Catarina (Bruna Marquezine) e ajudar o pai dela, Augusto (Marco Nanini), a fugir da Lastrilha na novela "Deus Salve o Rei". A vilã passou a ser chantageada por Otávio (Alexandre Borges), que ele descobriu que ela mantém o rei preso e ameaçou revelar tudo o que sabe caso a princesa má não aceite se casar com ele. Sem saída, Catarina percebe que só raptando o pai é solução para ficar livre das ameaças do soberano. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro nesta segunda-feira (4) e as cenas estão previstas para irem ao ar a partir de sexta-feira no folhetim das sete.
Para isso, a inimiga de Amália (Marina Ruy Barbosa) procura pelo ex-aliado, a quem já tentou matar ao provocar incêndio em um casebre. "Por que mandou me chamar, Catarina? O que você quer comigo?", dispara Virgílio. "Irei direto ao ponto. Depois de tudo o que aconteceu, não espero que sejamos amigos", responde a rival de Lucrécia (Tatá Werneck). Irônico, o ex-comerciante reage: "Por que não? Só por que vossa alteza tentou me matar?". Nesse momento, a princesa revela o motivo de ter lhe procurado. "Marquês, eu preciso da sua ajuda", diz, mas Virgílio minimiza. "O que eu ganharia ajudando você, Catarina? Uma morte menos dolorosa?", questiona, ainda irônico.
Catarina lembra que em caso de aliança, o caminho ficaria livre para ele conquistar a noiva de Afonso (Romulo Estrela), com quem irá desmanchar a relação para salvar Montemor da falência. "Você ganharia Amália. Primeiro, preciso que me ajude a tirar o meu pai desse castelo, o mais rápido possível", diz. "O conselho da Cália não reconhece a união de Afonso e Amália e o presidente do conselho sugeriu que Afonso deveria se casar comigo. Só há um detalhe que impede que isso se realize, deixando a plebeia livre para você!", acrescenta citando a proposta negada pelo rei em troca de empréstimo. Logo, o marquês conclui qual é o empecilho: "O rei Augusto".
A princesa má resolve forçar o pacto. "Exato! Enquanto meu pai estiver aqui, em poder de Otávio, eu estou de mãos amarradas. Ficarei sem Afonso, e você ficará sem Amália para sempre. É isso o que você quer?", questiona. O marquês diz concordar com a aliança, mas entrega os planos da vilã para Augusto, frisando que não vai ser aliado de Catarina. "Seja qual for o plano de Catarina, o nosso precisa ser melhor que o dela", aponta o soberano, também na mira de Otávio. "Prometo que vossa majestade nunca mais cairá nas mãos de vossa filha outra vez", frisa Virgílio, acrescentando: "Será um prazer servir à vossa majestade". E Augusto avisa: "Ela não pode desconfiar que temos o nosso próprio plano". E acrescenta, segurando no braço do novo cúmplice. "Estou confiando minha vida a você, Virgílio. Se Otávio descobrir que estamos tramando essa fuga...", diz, cauteloso. "Não só vossa majestade sofrerá as consequências, como eu também! Afinal, vou trair o rei que me deu abrigo!", lembra o marquês. Após a fuga, Augusto vai para a casa de Héber (Cássio Scapin) ao invés de se abrigar no cativeiro escolhido pela filha.
(Por Guilherme Guidorizzi)