O último capítulo da novela "Deus Salve o Rei" vai ao ar nesta segunda-feira (30) com a condenação à forca de Catarina (Bruna Marquezine) e o casamento de Amália (Marina Ruy Barbosa) e Afonso (Romulo Estrela). Antes de ser executada, a vilã tem uma conversa com Augusto (Marco Nanini), seu pai de criação e que ficará responsável por sua filha com Otávio (Alexandre Borges), a quem a princesa má vai rejeitar. A informação é do colunista de TV Daniel Castro.
Após dar à luz e haver uma passagem de tempo, Catarina enfrenta o julgamento, onde, entre outros, Afonso, Amália, Augusto e Lucíola (Carolina Ferman) vão testemunhar contra ela. A vilã acaba condenada por crimes como a morte de Constantino (José Fidalgo), a tentativa de assassinato de Diana (Fernanda Nobre) e a explosão na mina de Montemor. A punição à megera foi justificada pelo autor do folhetim, Daniel Adjafre. O monarca de Artena pede perdão por ter sido testemunha de acusação, mas a megera afirma não guardar rancor do pai. "Eu não morrerei com raiva do senhor. Sou filha de uma bruxa com um maldito artesão. Então só tenho a lhe agradecer por tudo o que me deu", diz se referindo a Martinho (Giulio Lopes), também pai de Amália.
"Eu lhe dei todo o meu amor, minha filha! Ao menos, quanto a isso, eu fico em paz", responde o rei. "Pai! Obrigada por tudo!", retruca a princesa, puxando o soberano para um abraço. "Eu te amo, minha filha", finaliza ele. Logo depois, Augusto pede, incansavelmente, para Catarina visitar a filha. Mas a vilã se nega e rejeita a criança. Quando estiver prestes a perder a vida na forca, a megera que vai descobrir por Amália terem o mesmo pai é enfática: "A única coisa que eu quero dizer... É que não me arrependo de nada. Eu faria tudo de novo".
No julgamento, a mãe de Catarina tenta a última cartada par salvar a jovem. Após fazer a filha trocar de corpo com Lucíola para fugir do castelo, Brice (Bia Arantes) invade a serviçal e a faz confessar os crimes da megera. Porém, o plano não dá certo e o feitiço acaba desmascarado. "Todos esses crimes, de fato, foram cometidos. Mas foram cometidos por mim", diz Lucíola, incorporada por Brice. "Gratidão, meritíssimo. Eu protegeria a princesa Catarina nem que fosse com a minha vida", acrescenta. Já fraca, a feiticeira deixa o corpo da criada e faz ambas caírem no chão para surpresa de todos. E aí que Brice aparece com 117 anos e se desespera ao ver que entregou a filha. "Minha filha! Me perdoe!", pede. "A bruxa estava no corpo de Lucíola!", alerta Afonso. "Por isso ela assumiu toda a culpa! Brice queria salvar a filha!", completa Amália.
(Por Guilherme Guidorizzi)