Tentando salvar Montemor da falência, Amália (Marina Ruy Barbosa) resolve não se casar mais com Afonso (Romulo Estrela) na novela "Deus Salve o Rei". A ex-plebeia toma essa decisão depois que Catarina (Bruna Marquezine) volta a armar contra o reino e provoca uma série de mortes ao mandar que a mina do local seja implodida. Com a explosão que afeta ainda casas pelo vilarejo, o reino perde sua principal fonte de recursos e o caos toma conta do local. Dessa forma, Amália vê que a única saída para Montemor é liberar Afonso para se casar com a vilã - condição imposta pelos reis de Cália para liberar um empréstimo ao soberano. A informação é do colunista de TV Daniel Castro nesta segunda-feira (28).
Em cenas previstas para irem ao ar no capítulo do dia 18, a jovem procura por monarca e lhe propõe. "Eu estive pensando... E se parássemos de lutar contra tudo e todos e fizéssemos o jogo deles?", questiona, deixando Afonso surpreso. "Eu não entendo. Você está insinuando que...", diz ele. Então, a ruiva comenta o seu plano. "Nós nos amamos e vamos nos amar para sempre. Mas talvez tenhamos de ser mais inteligentes, se quisermos vencer essa guerra, meu amor! Estamos no meio de uma arena de leões. E se não usarmos as armas corretas, nós seremos mortos por eles!", relata ela, que a essa altura já terá arrastado Catarina para fora do palácio ao se revoltar com a vilã.
Na continuação de sua fala, Amália é direta: "Quero dizer que... Acho melhor nós não nos casarmos, Afonso". O irmão de Rodolfo (Johnny Massaro) fica espantado com a decisão da noiva, com quem chega a reclamar por conta da briga dela com Catarina. "Desistir do nosso casamento?! Depois de tudo que passamos?! Não, Amália... Jamais!", protesta. Mas a ex-plebeia não recua na sua decisão. "Foi Montemor quem me convenceu, Afonso! Foi o sofrimento do povo, a dor das famílias, a sede, a fome... Foi isso que me convenceu! Nós precisamos do dinheiro do empréstimo para reconstruir o reino e nosso casamento é um obstáculo para isso. Nosso amor não precisa de um papel ou da bênção do conselho para ser verdadeiro", explica. "O que vivemos não se apagará! Estamos apenas ajustando nossa rota, para continuar nosso caminho", responde a rival de Catarina, a ser estuprada por Otávio (Alexandre Borges).
Novamente, o soberano se mostra contrário a decisão da noiva: "Isso seria concordar com todas as humilhações que você teve que suportar". A mocinha segue justificando a sua decisão de abdicar do trono. "Meu amor, eu aprendi muito desde que cheguei ao castelo. E o maior dos ensinamentos foi você mesmo quem me deu. Eu também aprendi muito com você... E a maior lição fui justamente que eu não posso ser egoísta!", afirma. "Estamos falando do nosso amor, Amália!", rebate ele, também contrário ao casamento de Otávio e Catarina. "O nosso amor não precisa de uma coroa! Você já demonstrou isso abdicando do trono para que nós dois pudéssemos viver juntos! Agora chegou a minha vez", finaliza ela.
(Por Guilherme Guidorizzi)