O último capítulo de "Deus Salve o Rei" nesta segunda-feira (30) foi marcado por grandes emoções: nas redes sociais, o nome da trama e de diversos personagens ficaram entre os assuntos mais comentados. Durante o julgamento de Catarina (Bruna Marquezine), sua mãe, Brice (Bia Arantes), tentou ajudá-la se passando por Lucíola (Carolina Ferman) com feitiçaria, mas acabou morrendo. "Brice morreu tentando salvar a filha, que procurou durante 23 anos, por que a filha foi comprada por um homem. E a cena é ainda mais impactante por que ela morre diante desse homem, no momento em que ele depõe pra mandar a filha dela à forca", afirmou uma telespectadora, referindo-se ao rei Augusto (Marco Nanini), monarca que confirmou a origem plebeia da antagonista dada por Amália. "Essa cena da Brice pedindo perdão e virando pó, me arrepiei toda", escreveu outro. "Triste o fim da Brice, mas também libertador pra ela. A verdade é que a Catarina não a merecia como mãe, só tratou mal e desprezou. Também não merecia o Augusto como pai", opinou um terceiro.
O fato de Catarina não ter se redimido de seus erros e pagado por seus atos, como revelou o autor previamente, também agradou o público. "Eu não me arrependo de nada, faria tudo exatamente igual", disse a antagonista da trama em sua cena final, arrancando elogios no Twitter. "Eu particularmente amei a vilã Catarina! Mesmo sabendo que ia ser enforcada, ela não perdeu a postura de vilã em momento algum!", tuitou uma fã da novela das sete, substituída por "O Tempo Não Para", trama cujo mote inicial é o congelamento de uma família do século 19. "Catarina pisando até o último momento. Porque vilã de verdade faz isso!", comemorou outra.
E se no meio da trama a união de Amália (Marina Ruy Barbosa) e Afonso (Romulo Estrela) foi desfeita, no capítulo final, o casal "Afonsália" se consagrou com a devida aprovação do conselho da Cália: Selena (Marina Moschen), coroada rainha da Lastrilha após ser reconhecida como herdeira do trono, e Augusto encabeçaram a decisão de autorizar o casamento entre a plebeia e o rei de Montemor. Outro casal formado por um nobre e plebeu foi Selena e Ulisses (Giovanni De Lorenzi): a jovem monarca terminou a novela com o filho de Romero (Marcello Airoldi).
(Por Marilise Gomes)