Afonso (Romulo Estrela) vai ficar fora de si e irá perder a cabeça nos próximos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". A explosão de fúria do rei de Montemor vai espantar seus serviçais em cenas previstas para irem ao ar dia 18 - a essa altura, a trama medieval estará se encaminhando para a reta final. O irmão de Rodolfo (Johnny Massaro) se revolta quando vê o reino praticamente em ruína. O conselho de Cália terá negado um empréstimo a ele, exigindo em troca seu casamento com Catarina (Bruna Marquezine), o que não é aceito por ele. Em seguida, a vilã arma que a mina do local seja implodida, trazendo mortes e prejuízos nas finanças de Montemor. A informação é do colunista Daniel Casto, nesta quarta-feira (30).
A rival de Amália (Marina Ruy Barbosa) toma essa atitude depois que Afonso lhe expulsa do reino e é escorraçada do castelo pela ruiva. Sem outra solução, Afonso pede um novo empréstimo e, de novo, não tem sucesso. "Infelizmente, Afonso, seu pedido foi negado mais uma vez. O conselho mantém a decisão. Não dará o empréstimo a Montemor",avisa o rei de Alfambres. Quem também reprova a atitude dos conselheiros é Amália. "É um absurdo! Não podem simplesmente lavar as mãos diante dessa tragédia!", protesta ela, que mais tarde irá abrir mão de seu casamento para salvar o vilarejo. O rei de Montemor ainda tenta intervir pela população. "Os membros do conselho estão sendo altamente irresponsáveis, majestade! Há dezenas de pessoas feridas, sem ter onde morar. O conselho tem coragem de virar as costas para Montemor num momento como este?", questiona.
O líder dos reis avisa que entende a situação pela qual passa Montemor. "Nós não somos insensíveis à tragédia que vocês estão vivendo. Tanto que decidimos doar quinhentas moedas de ouro para ajudar os desabrigados", alega. Gregório (Danton Mello), então, aponta que a quantidade é pequena para as necessidades do reino. "Mas essa quantia não é suficiente! Temos que tratar os doentes, reconstruir as casas", explica. O rei de Alfambres recorda que Afonso não colaborou com eles ao negar casamento com Catarina, a ser estuprada por Otávio (Alexandre Borges). "Eu entendo a gravidade da situação, mas a função do banco da Cália não é fazer caridade. Você não está disposto a ceder, Afonso. Tampouco o conselho. Sinto muito, mas a decisão já foi tomada", dispara, deixando o soberano fora de si.
Não demora para Brumela (Isadora Ferrite) procurar por Gregório contando que o soberano precisa de ajuda. "O rei Afonso! Ele... Venha! Veja com seus próprios olhos!", diz ele, que ainda vai se mostrar contrário ao casamento de Catarina com Otávio. Segundo o roteiro, o monarca vai surgir no meio de um ataque de fúria. "Abutres! Desumanos! Todos eles! Desumanos!", grita ao jogar objetos contra as paredes. Ele tenta ser contido por Tiago (Vinícius Redd) e por pouco não atinge Gregório. Mas o ataque logo passa e, inconsolável, se lamenta. "Fora, fora... Ao trabalho, todos vocês!", manda a criada para os serviçais que terão acompanhado, espantados, o ataque. "Quinhentas moedas de ouro... Isso é uma esmola! Os reis não se importam com ninguém!", protesta. Eu preciso conseguir o dinheiro para ajudar as pessoas, Gregório. Preciso conseguir!", finaliza.
(Por Guilherme Guidorizzi)