Catarina (Bruna Marquezine) vai ser chantageada por Otávio (Alexandre Borges), que obriga a princesa má a se casar com ele nos próximos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". E nessa chantagem o soberano de Lastilha conta que já sabe que ela prendeu o próprio pai, Augusto (Marco Nanini), em um quarto do palácio e vai revelar esse castigo caso ela não aceite o casório. A essa altura da trama das sete, os aliados Otávio e Virgílio (Ricardo Pereira) já vão ter descoberto o paradeiro do antigo rei, o raptado e levado para o castelo de Lastilha. As cenas vão ao ar a partir do dia 30, segundo o colunista de TV Daniel Castro nesta quarta-feira (16).
Assim que chega no reino vizinho, Catarina logo questiona o que Otávio fez com Augusto: "Onde está meu pai?!". "Em um lugar muito melhor do que a prisão em que o colocou", retruca o rei de Lastrilha. Revoltada, a ex-mulher de Rodolfo (Johnny Massaro) protesta. "Você não tinha nada que se meter neste assunto, Otávio!", reclama a vilã, responsável pela prisão de Amália (Marina Ruy Barbosa) sob acusação de bruxaria. A ruiva só escapa da fogueira graças a Agnes (Mel Maia). Otávio, no entanto, não dá o braço a torcer. "O paradeiro do rei Augusto é um assunto que diz respeito a todos. Caso contrário, Afonso não teria enviado cartas a todos os reis da Cália, inclusive a mim, procurando por ele", afirma.
Acuada, a rival de Lucrécia (Tatá Werneck) questiona o rei: "Você certamente tem algum plano. O que quer de mim?". "Você, Catarina. Você vai se casar comigo", dispara ele, revoltando a princesa: "Enlouqueceu, Otávio?! Eu jamais me casarei com você!". E é nesse momento que o soberano enfrenta a vilã, com quem Amália vai armar um barraco com direito a puxão de cabelo. "Não estou perguntando se você aceita, estou apenas comunicando que o casamento acontecerá. Ou você prefere que o mundo todo saiba o que você fez com o seu pai?". Ainda revoltada, Catarina dispara contra o monarca: "Só mesmo através de chantagem para uma mulher se casar com um ser repulsivo como você!". E Otávio humilha a víbora. "Apesar de ser uma mulher muito bonita, você já foi noiva por três vezes e agora é separada de um rei deposto. Devia agradecer que um monarca como eu ainda queira se casar com uma princesa tão... Desprezada", dispara.
Em seguida, o rei aconselha Catarina a aceitar o acordo. "O nosso casamento irá unir nossos reinos, sem a necessidade de uma invasão, ou uma guerra. Se você pensar bem, verá que é um ótimo negócio!", explica. Só nesse momento que a víbora já chantageada pelo ex-marido nota estar sendo alvo de um plano: "Então é apenas disso que se trata? Um negócio?!". E Otávio volta a ofender a megera. "Certamente não se trata de amor. Ah, claro, você é uma mulher apaixonada, acredita nas paixões. O amor é um sentimento que nos trai e nos cega. E é exatamente isso que está acontecendo com você. Sua paixão por Afonso a tornou uma mulher mais fraca", critica. "Não sei do que você está falando", rebate Catarina tentando mudar de assunto. "Sabe sim, Catarina! Também sabe que Afonso é fascinado pela plebeia. É melhor aceitar de uma vez por todas: você jamais terá o amor do rei de Montemor", finaliza.
(Por Guilherme Guidorizzi)