Silvio Santos morreu deixando um vasto legado para a comunicação brasileira. Fundador e maior estrela do SBT, o apresentador por mais de 40 anos comandou a emissora, determinando mudanças de horários dos programas - um deles sofreu desse mal mais de quatro dezenas de vezes -, e lançamento e cancelamento de atrações. Tudo sem prévio aviso. "Eu não sou maluco!", disparou às gargalhadas em seu programa.
As novelas, claro, também sofreram com a instabilidade da programação: a primeira reprise de "As Pupilas do Sr.Reitor" durou só quatro dias, e a mexicana "Destilando Amor" foi substituída por desenho animado após menos de um mês no ar. Em ambos os casos, por baixa audiência.
Em 2009, quando a mulher de Silvio, Iris Abravanel lançou sua primeira novela, "Revelação", o apresentador e empresário rebateu com seu bom-humor característico as críticas por retirar da programação novelas sem audiência ao comentar os estudos grupos que estavam sendo feitos.
"Essas pessoas estão dizendo 'ah, eu estou com raiva do Silvio Santos porque ele não respeita a gente. A gente vai ver uma novela no SBT e ele acaba com a novela'. Não é verdade, não é bem verdade. Claro, quando ninguém está vendo a novela, dando um ponto de audiência, não vou deixar no ar para dar um ponto", iniciou ele, que deixou uma fortuna bem maior que o estimado.
Silvio também comentou que por conta de contratos com a Televisa não poderia rifar da programação um "enlatado", ao contrário do que fez com atriz escalada para ser protagonista de "Amor e Ódio" (2001). E citou a estreia de Iris como novelista. "Vocês estão com medo de ver a novela porque pode ser que o Silvio Santos tire do ar, porque ele é maluco! 'Levanta e tira do ar!'", emendou.
E rindo voltou a se defender. "Eu não tiro do ar e nem sou maluco. Quando tiro do ar, é porque ninguém está vendo. Mas se vocês acham falta de respeito minha, prometo que não vou mais tirar nenhuma novela do ar. Se der zero, azar de vocês. Troquem de canal!", disparou.
Porém, em março de 2022, o SBT cancelou após sete dias a exibição da novela "Paixões de Gavilanes", justamente por baixo Ibope. No mesmo ano, a reprise de "Carrossel" saltou mais de 100 capítulos de um dia para o outro. Antes, em 2013, a primeira reprise da novelinha saiu do ar após 15 capítulos.