O SBT coleciona reviravoltas ousadas - e históricas! - em sua grade de programação. Como bons exemplos, podemos citar o programa de Helen Ganzarolli que durou um único dia ou a apresentadora infantil Mariane, que perdeu sua atração após cortar o cabelo. No entanto, poucos apresentadores sofreram tanto na mão da inquietude de Silvio Santos quanto Serginho Groisman.
Antes de comandar o "Altas Horas", Serginho foi contratado do SBT durante 8 anos. Por lá, ele apresentou o "Programa Livre", um dos grandes sucessos da emissora nos anos 1990. Ao longo de mais de 2000 episódios, a atração mudou de horário nada menos do que 45 vezes. A informação foi confirmada por Groisman, durante entrevista ao "Roda Viva". "Eu tive 45 mudanças de horário no SBT, mas isso foi de menos. Fui muito feliz ali", garantiu o comunicador.
Uma dessas mudanças aconteceu em novembro de 1991, menos de três meses após a estreia do programa, como mostra uma reportagem da Folha de São Paulo, disponível no site TV-Pesquisa. A atração mudou de 17h30 para 15h30. No lugar, foram exibidos episódios de "Chaves". A justificativa da emissora nesta ocasião era que o "Programa Livre" provocou uma queda na audiência do telejornal "Aqui Agora" por conta da diferença entre os públicos.
Ainda em entrevista ao "Roda Viva", Serginho contou que passou 5 meses em dúvida sobre seu futuro profissional após receber o convite da TV Globo. Ele decidiu contar para Silvio sobre a proposta e a iniciativa do dono do SBT foi oferecer uma quantia bastante generosa de dinheiro.
"Era um dinheiro que me fazia quase sócio do Baú [da Felicidade]. Era muito dinheiro que ele oferecia. Ali fiquei pensando: 'será que é generosidade pelos 8 anos que eu fiquei aqui?'. Ok, eu não podia reclamar do quanto eu ganhava, mas tanto dinheiro assim? Será que ele quer eu fique ou só não quer que eu saia? Eu fiquei com a cabeça muito confusa. Eu falei: 'Silvio, é muito dinheiro, pode responder amanhã?'. Eu fiquei a noite inteira pensando nisso, eu falei que tenho que experimentar. Tenho que ir. Posso deixar esse dinheiro todo, um dinheiro que eu não vou ganhar nunca mais em TV alguma", disse Serginho.
Silvio ainda duvidou de que Serginho pudesse dar certo na concorrente, onde já está há quase 24 anos. "Ele falou: 'vou manter o cenário do 'Programa Livre', vou por outros apresentadores, como aconteceu, e você vai voltar porque você não dura lá tanto tempo'. Eu fiquei com uma porta aberta", relembrou.