Maior apresentador e ícone da TV brasileira, Silvio Santos morreu aos 93 anos nesta madrugada de sábado (17), quase dois anos após se afastar do seu tradicional programa dominical, lançado em junho de 1963. Senor Abravanel estava internado desde o dia 1º deste mês após retornar ao Hospital Albert Einstein, que já revelou a causa do óbito.
Homenageado na Tradição no carnaval 2001, dono do SBT, que demorou 1h30 para noticiar o óbito, proprietário de empresas como o Baú da Felicidade e Liderança Capitalização e cuja vida foi retratada em filme, musical e série, Silvio nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, revelou nomes como Gugu Liberato, Christina Rocha, Luis Ricardo, Eliana - que postou homenagem emocionante -, Flor e Sonia Lima.
O Purepeople recorda algumas fotos na galeria desta matéria.
Maior vencedor do Troféu Imprensa, o apresentador criou uma série de quadros marcantes como "Roletrando", "Qual é a Música", "Cidade contra Cidade" e "Casa dos Artistas". O "Programa Silvio Santos" estreou em 3 de junho de 1963 e teve passagens pela Globo, Tupi e Record, até chegar o SBT, fundado em 19 de agosto de 1981.
Em setembro de 2022, a atração passou a ser apresentada pela filha Patrícia Abravanel. Silvio Santos também apresentou programa em rádios, lançou uma série de marchinhas de carnaval, além de gravar histórias infantis.
O apresentador deixa viúva, Iris Abravanel - que há algumas semanas disse ter certeza que passaria mais anos com o marido -, seis filhas, e 14 netos (o mais novo, Benjamin, filho de Rebeca Abravanel), além de quatro bisnetos.
A Globo e a Record emitiram notas de pesar. "Impossível não destacar que, como apresentador, deixa a programação de domingo como um de seus grandes legados. Ninguém dominou como ele o desafio de oferecer atrações populares e bem ao gosto do brasileiro. Um talento que fez dele referência incontestável", diz a rede de Edir Macedo.
"O Brasil se despede hoje com tristeza de um apaixonado pela comunicação e um dos seus maiores expoentes. Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs", falou a emissora carioca.