Antonio Fagundes declarou novamente sobre os problemas que as novelas brasileiras estão enfrentando atualmente. Sempre direto, o veterano deu uma entrevista contundente sobre a onda de remakes e seus fracassos.
Para o programa Roda Viva desta segunda-feira, 23, Fagundes foi enfático sobre a falta de investimentos da Globo para a teledramaturgia. "Não sei te dizer o que aconteceu, mas parece que as pessoas pararam de investir na criação. O que aconteceu com a televisão brasileira é uma coisa interessante de a gente observar", começou.
"Foram décadas de ouro na teledramaturgia brasileira, mas aquilo não surgiu do nada, aquilo foi sendo formado. A própria TV Globo investiu muito, durante décadas, na formação dos seus artistas, e não só na criação de textos, na direção, na produção, nos cenários, nos figurinos, na interpretação", observou, dando uma previsão para o futuro da TV. O que está acontecendo agora, nós só vamos colher os frutos daqui a 30 anos. Por isso que está tendo essa coisa louca."
O José Inocêncio da primeira versão de 'Renascer' não entende por quais motivos a Globo excluiu suas obras-primas, como autores e atores renomados. "É claro que eles vão ficar órfãos. É claro que não vai dar certo", ponderou.
O ator, que atualmente aparece em reprise da novela 'A Viagem', no Viva, lembra obras das grandes pérolas da TV. "A gente tá aí agora com as biografias todas do Aguinaldo Silva, do Gilberto Braga [1945-2021], dos criadores desse momento de ouro da TV brasileira. Se você for ler, para começar a novela das oito, eles se preparam 20 anos", contou.
Por fim, um dos maiores galãs da TV não destaca a volta às novelas, mas só se acontecer do seu jeito. "Do meu lado, não. Mas do deles, sim. Porque eles não querem mexer nesse acordo que eles têm com os atores de disponibilidade 24 horas por dia", reforçando que gravaria somente segundas, terças e quartas.