Superalimento, saudável e com pouco potencial calórico. O kombucha, chá queridinho de famosas como Meghan Markle e Rafa Brites, é um hit do momento quando se fala em novas alternativas de alimentação com grande potencial nutritivo. Para saber tudo sobre a bebida, o Purepeople esclarece com o nutricionista Daniel Cady, de Salvador, quais os benefícios da sua ingestão para o organismo. "Ele é um alimento milenar, feito através do processo de fermentação e excelente para a saúde. Há mais de dois mil anos é usado na China e pode ser feito com o chá branco, verde ou preto, oriundos da mesma planta. A diferença é só o tempo de maturação. O chá branco é novinho, o verde intermediário e o preto, envelhecido. Aí a bebida consiste na fermentação desses chás".
Assim como o consumo de açaí e oleaginosas se destaca na alimentação por combater o envelhecimento precoce, o kombucha também é importante para o equilíbrio do sistema digestório. "Ele tem bactérias, leveduras e fungos que são benéficos para a nossa flora intestinal. O equilíbrio da nossa flora nos protege de invasores, viroses e melhora o nosso sistema imunológico. Por isso, o grande benefício do kombucha é ingerir probióticos. Recomendo que ele seja servido frio, com bastante gelo e deve ser conservado na geladeira. Como o chá forma muito gás, se ele esquentar, a gaseificação pode ser tamanha, ao ponto da tampa voar. Ele geralmente é vendido refrigerado e não tem um prazo de validade muito grande".
Para quem está com vontade de provar o chá, mas resiste por temer não gostar do sabor, Daniel explica que é saboroso e dá dicas para deixá-lo ainda mais refrescante: "Durante a preparação do kombucha há a conversão de açúcar em ácido. Por isso, ele é uma bebida gaseificada, porque como na fermentação se libera gás carbônico, ele fica um pouco ácido. É como se fosse um refrigerante. A sua textura parece uma mistura de champanhe e refrigerante com um gosto leve de guaraná. Além disso, você pode dar sabor a esse kombucha colocando alguma fruta para adicionar sabor como manga, limão, morango..."
Se você é do tipo que testa várias dietas, gostou do kombucha e pintou aquela curiosidade sobre como preparar o chá, Daniel ensina! "Você pega o chá verde, coloca algum tipo de açúcar, que pode ser o comum ou mascavo, aí deixa o líquido em uma vasilha durante uma semana", explica o profissional. "Ela é tida como a bebida do futuro, o refrigerante saudável, porque embora seja preparado com açúcar, as leveduras e os microorganismos utilizam desse açúcar que você colocou no início para fazer a fermentação. Durante esse processo, eles convertem o açúcar em ácido e por isso a bebida fica gaseificada". Que tal?
(Por Helena Marques)