Para fios desnutridos, tratamentos capilares; para diminuir os efeitos do tempo sobre a pele, cremes e procedimentos estéticos; para cuidar de unhas quebradiças, bases fortalecedoras: mas como se prevenir desses impactos? "Os danos na pele, no cabelo e nas unhas ocorrem principalmente pelo dano às fibras colágenas, que podem ser causados por exposição ao sol e agentes químicos, como metais pesados, agrotóxicos, bisfenol, frio excessivo, fumo, estresse e má alimentação", explica ao Purepeople a nutricionista Patricia Davidson. Ela dá a dica: "O consumo regular de antioxidantes combate esses efeitos, reduzindo o envelhecimento precoce, linhas de expressão e flacidez, por exemplo". Confira quais são esses alimentos!
Segundo Patricia, o açaí é uma das frutas mais ricas em antioxidantes. "É considerada uma superfood. Em sua composição encontramos proantocianidinas e resveratrol, antioxidantes que exercem efeito por tempo prolongado mesmo depois de terminado sua ingestão", diz.
Ótimas aliadas contra o inchaço, as oleaginosas se destacam pela presença de antioxidantes e por serem fontes de gorduras boas e vitamina E, que atuam como lubrificante hidratante e anti-inflamatório. "Elas reduzem os danos do sol na pele e cabelos, contribuindo para a prevenção das rugas e ressecamento dos fios. Além disso, são fontes de silício, mineral que promove integridade celular, preservando a elasticidade natural da pele", explica Patricia. Ela ainda indica as frutas cítricas como fonte de vitamina C e hesperidina, que combate os radicais livres.
Os folhosos verdes escuros, por sua vez, têm um papel importante para o combate do envelhecimento precoce. "Eles são fontes de manganês, mineral essência para a formação do colágeno, mantendo a estrutura da pele, do cabelo e das unhas. Eles contêm também silício, que protege a integridade das fibras de elastina e colágeno, preservando a elasticidade e integridade da pele, dos fios de cabelo e das unhas", aponta a nutricionista, que destaca: "São ótimos para ajudar no crescimento dos cabelos."
Além de indicar o chá de cavalinha contra a flacidez, Patricia Davidson também sugere alimentos detox, como salsa, hortelã e couve, para a mesma finalidade. "Eles ajudam a eliminar toxinas que se acumulam no organismo e aumentam o aparecimento de celulite e flacidez, por exemplo. Ajudam na recuperação celular e reduzem a inflamação sistêmica", detalha.
(Por Vanessa Nogueira)