Após irritar boa parte do público por quase sete meses, a novela "Travessia" exibe o seu último capítulo no próximo dia 5 de maio (veja aqui parte do resumo da semana final). É aguardada a "volta" (?!) de Débora (Grazi Massafera), mãe de Chiara (Jade Picon), assim como os desfechos de Brisa (Lucy Alves), Ari (Chay Suede) e Oto (Romulo Estrela).
E Guerra (Humberto Martins) vai admitir não ser o pai biológico de Chiara? Enquanto você espera com ansiedade a estreia de "Terra e Paixão" no próximo dia 8, afinal de contas não faltam motivos para conferir a novela de Walcyr Carrasco, descubra a seguir o que já se sabe a respeito dos últimos capítulos e dos finais dos principais personagens da novela "Travessia".
Ari começou a trama noivo de Brisa, trocou a maranhense por Chiara, ensaiou uma volta com a ex e no meio de tudo isso se tornou vilão da novela e chegou a roubar Guerra, seu sogro. Nesses últimos capítulos, Ari vai ser preso pelo roubo ao empresário, com quem disputou a posse de um casarão histórico no Maranhão.
Após a prisão, o anti-herói ficará livre e surgirá trabalhando na vendinha da mãe, Núbia (Drica Moraes), naquele estado. Até lá, Ari descobrirá que Chiara não é filha biológica de Guerra e sim de Moretti (Rodrigo Lombardi) e, claro, irá chantagear o empresário para não entregar a verdade à mimada.
Por fim, Ari, agora pai de dois - de Tonho e do filho de Chiara - avisa que foi aceito em entrevista de emprego, no Rio. O vilão ainda terá tempo de se redimir, devolver tudo que roubou de Guerra para poder conhecer seu filho com Chiara.
Depois de muito sofrimento, Brisa e Oto vão ficar juntos e terão uma filha. A mocinha consegue provar que é mãe biológica de Tonho (Vicente Alvite) após vários exames de DNA indicarem o oposto. Por falar no garotinho, ele provoca mais sofrimento à mãe ao ser atropelado.
A realidade paralela vai proporcionar o encontro entre mãe e filha com a ajuda também de Cidália (Cássia Kis). A patricinha "encontra" a mãe, recriada em avatar ao colocar uns óculos especiais. É assim que a patricinha fica sabendo ser filha de Moretti.
Além disso, a mimada desiste de entregar o filho para a adoção depois que o pai de criação, Guerra, rapta o bebê.
Ao que tudo indica, não! O empresário não saberá que Chiara é sua filha biológica, da relação com Débora.
A filha de Joel (Nando Cunha) vai superar o abuso sexual virtual e de quebra ganhará um namorado.
O pedófilo (personagem de Claudio Tovar) vai aparecer de novo e fará uma nova vítima, de forma cruel. Mas o bandido não se dá bem no final e acaba preso por Helô (Giovanna Antonelli). Por fim, tem um final trágico.
Tempos depois de romper o namoro com Leonor (Vanessa Giácomo) e revelar sua orientação sexual, Caíque (Thiago Fragoso) vai encontrar um novo amor: Luana. A nova personagem será vivida pela atriz Mariana Vaz, mulher do ator na vida real.
Na história, Luana é assexual como Caíque e vai ser vista pela primeira vez quando o instrutor lhe apresentar à tia Cotinha (Ana Lúcia Torre). Nessa altura do folhetim, o rapaz e a jovem estarão noivos. Ao descobrir o novo relacionamento do ex, Leonor parece que não vai gostar muito, indicando ciúmes.