No último capítulo da novela "Travessia" - no ar dia 5 de maio -, Chiara (Jade Picon) vai conhecer a mãe, Débora (Grazi Massafera), de uma maneira, bem diferente e surpreendente, reforçando uma marca de Gloria Perez. Para ficar "frente a frente" com a mãe, morta logo na estreia, a mimada vai recorrer ao metaverso. Esse é um dos finais já definidos para a história das nove, saiba aqui o que acontece com Brisa (Lucy Alves) e Oto (Romulo Estrela).
O "encontro" entre Chiara e Débora só acontece com a ajuda de Cidália (Cassia Kis) e Talita (Dandara Mariana) e é aí que a mimada descobre que seu pai biológico é Moretti (Rodrigo Lombardi), com quem teve um primeiro encontro explosivo. A verdade vem à tona depois que Guerra (Humberto Martins) se recusa a revelar a verdade para a filha de criação.
Cidália toma a frente e decide abrir o jogo com a mimada, grávida de Ari (Chay Suede). "Você queria uma resposta, não é?", questiona a fiel escudeira do empresário. A essa altura, Talita já terá recriado Débora em um "ambiente virtual", trazendo, dessa forma, Grazi de volta à novela, algo esperado desde a primeira semana.
Cabe a Chiara colocar uns óculos especiais e "entrar" na "realidade paralela". Não demora para mãe e filha se encontrarem para emoção de Débora, que estende os braços para a patricinha na novela das nove, cujo resumo da última semana você confere aqui.
A emoção também atinge a ex de Ari. ""É você... É você a minha mãe?", quer saber. "Filha...", responde Débora, de acordo com o "Notícias da TV", em cena inspirada no filme "A Origem" (2010) de Leonardo Di Caprio. A patricinha resolve saber mais sobre sua origem.
"Então... O meu pai... O meu pai é aquele...", fala Chiara se referindo a Moretti. E a patricinha assente. "Agora você sabe", diz na novela que dará lugar a "Terra e Paixão".