A crise nas atuais novelas da Globo atingiu um ponto crítico, tornando cada vez mais difícil reverter o cenário desfavorável. 'Mania de Você ', o principal produto da emissora, enfrenta dificuldades desde sua estreia em 9 de setembro. Prestes a completar três meses no ar, a trama ainda não conquistou o público, resultando em um afastamento crescente dos telespectadores.
A partir disso, João Emanuel Carneiro tem buscado implementar mudanças drásticas na história para alavancar a audiência. A mais recente foi a queda antecipada de Viola (Gabz), algo que ocorreria por volta do capítulo 100, porém foi antecipado para o 57. Junto à mocinha, as histórias paralelas ganharam sobrevida, como a inclusão de uma comunidade cercada por personagens novos.
Mesmo assim, 'Mania de Você' segue com números baixos. Com isso, é possível lembrar o último feito da Globo para alterar o que estava muito ruim, e que deu certo. Em 2017, a novela 'O Outro Lado Paraíso' enfrentava problemas semelhantes à 'Mania de Você': primeira fase encurtada após um fracasso e a grande virada acelerada.
Na ocasião, Clara (Bianca Bin) retornou à cidade de forma triunfal soltando a icônica frase "Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta". A partir desse momento, a novela ultrapassou a faixa dos 40 pontos no ibope, objetivo praticamente inalcançável distante dos folhetins atuais.
Após isso, novelas como 'O Sétimo Guardião', 'Um Lugar ao Sol', 'Travessia' e 'Renascer' tentaram repetir o feito, mas também passaram despercebidas. No ar até março de 2025, 'Mania de Você' pode virar o jogo, plano ainda não impossível, porém longe conforme o cenário atual.