A novela "Terra Vermelha" terá além de Andrade (Ângelo Antonio) uma outro vilão, ao melhor uma vilã: Irene, papel de Gloria Pires. A atriz entrou para a trama de Walcyr Carrasco cujo nome deve ser alterado após deixar o elenco de "Fuzuê", na qual será substituída por Marina Ruy Barbosa. A grande meta da mãe de Daniel (Johnny Massaro) e madrasta de Caio (Cauã Reymond) é acabar com a mocinha Aline, vivida por Bárbara Reis.
Além disso, Irene passa a agir de todas as formas para privilegiar o filho. E não para por aí: a víbora põe Caio contra o pai, Antonio (Tony Ramos), e ainda passa a cobiçar a propriedade da família de Aline, por sua vez alvo da disputa entre Caio, Daniel e Jonatas (Paulo Lessa).
Mãe também da igualmente vilã Petra, personagem de Debora Ozório, Irene passa também a cobiçar a herança do marido. É a megera quem estará por trás de um incêndio que acaba matando o pai de Aline logo nos primeiros capítulos da sucessora de "Travessia", cuja estreia deve acontecer em maio.
De acordo com o "Notícias da TV", Irene faz a cabeça de Antonio e o marido passa a perseguir Aline, querendo sua ruína. No elenco também estão confirmados Débora Falabella, mulher de Andrade e vítima de suas agressões, Claudio Gabriel, Leona Cavalli, Diego Martins, Gil Coelho, Thati Lopes, Tatá Werneck, como uma stripper de internet, entre outros.
Já nos bastidores, ao mesmo tempo em que a Globo nega rumores de que estaria ameaçando o elenco para evitar vazamento de informações, precisa escolher um novo título para a novela. Agora, "Terra Bruta" aparece como franco favorito e até documentos internos já utilizam esse nome.
"Terra Dourada" também já foi cotada, enquanto "Terra Vermelha" descartada porque é o título de um livro de Domingos Pellegrini.