Biografia
- Nascimento : 23 de agosto de 1963
- Idade : 61 anos
- Signo : Virgem
- País : Brasil
Gloria Pires fez o seu primeiro papel marcante em sua história nas telenovelas brasileiras em "Dancin' Days", sucesso de 1978 da Globo. Seu ótimo desempenho na trama, rendeu-lhe o papel de protagonista da primeira edição da novela "Cabocla" no ano seguinte.
Filha da produtora e empresária Elza Pires e do ator Antônio Carlos Pires, ela tem uma irmã chamada Linda Pires. Na década de 1970, namorou Anizinho, filho de Chico Anysio. Já foi casada com Fábio Jr. e com ele teve sua primeira filha, Cleo Pires. Atualmente, é casada com o músico Orlando Morais, com quem tem três filhos, Antonia, Ana e Bento.
Estreou na televisão com apenas 5 anos, em 1968, na novela "A Pequena Órfã", da extinta TV Excelsior. Aos 9 anos, participou de "Selva de Pedra". Durante a década de 1970 participou de alguns programas humorísticos, como "Satiricom", "Faça Humor", "Não Faça Guerra" e "Chico em Quadrinhos". Fez ainda de mais duas novelas, ambas assinadas por Janete Clair, "O Semideus" (1973) e "Duas Vidas" (1976).
Na década de 1980, integrou o elenco de diversas produções, entre elas, "Água Viva", "Louco Amor", "As Três Marias", "Partido Alto" e "Direito de Amar" e da minissérie "O Tempo e o Vento". Na novela "Vale Tudo" (1988), se destacou como a terrível vilã Maria de Fátima e levou o título também da filha mais ingrata da televisão.
Em toda sua carreira atuou somente em uma peça no teatro, um espetáculo infantil. No cinema, estreou em 1981, no filme "Índia, a Filha do Sol". Participou também de "Memórias do Cárcere" (1984), "Besame Mucho" (1987) e "Jorge, um Brasileiro" (1988).
Em 1990, esteve na grade de atores de: "Mico Preto" (1990), "O Dono do Mundo" (1991), "O Rei do Gado" (1996), "Anjo Mau" (1997), "Suave Veneno" (1999), e na minissérie "Memorial de Maria Moura" (1994).
Um trabalho da atriz que ficou gravado na memória dos expectadores da década de 1990 foi a interpretação da atriz como as gêmeas Ruth e Raquel de "Mulheres de Areia" (1993). Por conta disso, Glória recebeu o prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como melhor atriz do ano de 1993, além do Troféu Imprensa de melhor atriz. Nessa época, a artista recebeu vários convites para posar nua para a revista "Playboy", mas negou todos. Em 1995, atuou no filme "O Quatrilho" e por seu desempenho, recebeu três prêmios: dos Festivais de Havana e de Viña del Mar e da APCA.
Em 2001, integrou o elenco do filme "A Partilha". No ano seguinte, voltou à televisão na trama "Desejos de Mulher" e, em 2005, protagonizou "Belíssima". Em 2007, integrou o elenco de "Paraíso Tropical". Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio Mário Lago, no quadro Melhores do Ano, do programa "Domingão do Faustão", da TV Globo.
Entre 2008 e 2010, a atriz morou em Paris, na França, com o marido, Orlando, e os filhos Antonia, Ana e Bento. Glória voltou para o Brasil para gravar "Paraíso Tropical".
Ao lado de Tony Ramos no filme "Se Eu Fosse Você", fez sucesso com o longa, um dos maiores rendimentos de bilheteria do cinema brasileiro nos últimos anos. Dois anos depois, eles rodaram a continuação do longa, "Se Eu Fosse Você 2".
A atriz também atuou no longa "É Proibido Fumar", lançado em 2009. No mesmo ano, atuou nas filmagens do longa sobre a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "Lula - O filho do Brasil". Em 2011, voltou às novelas em "Insensato Coração", exibida no horário nobre. No ano seguinte, entrou no elenco do remake de "Guerra dos Sexos".