A Globo deve ter uma grande dor de cabeça nos próximos dias. Isso porque o Ministério da Justiça decidiu reverter a classificação indicativa de 'Cabocla', exibida atualmente no Vale a Pena Ver de Novo.
A partir de agora, a novela assinada por Benedito Ruy Barbosa passa de obra livre para 'não recomendada para menores de 14 anos'. Desse modo, a pasta do governo indica que o folhetim mude do horário de 14h45 para depois das 21h, quando exibida em TV aberta. De acordo com o despacho publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 27 de novembro, a razão da mudança seria pela trama conter 'drogas, linguagem imprópria e violência'.
O despacho do Governo e refere à exibição da novela no Globoplay, mas ressalta que a "decisão é válida para a obra completa e para as derivadas que porventura estejam em exibição". Com isso, a Vênus Platinada tem o prazo de 5 dias para acrescentar a nova classificação das novelas em todas as plataformas em que seja transmitida.
Exibida no horário das seis em 2004, 'Cabocla' apresenta conteúdo sexual, consumo de droga ilícita, angústia, arma com violência, exposição de pessoa em situação degradante ou constrangedora, ato violento, assédio sexual, presença de sangue, agressão verbal, exposição de cadáver, estigma ou preconceito, e morte intencional.
Entre as cenas mais lembradas da novela que exemplifica a exigência do governo está a morte de Tomé (Eriberto Leão). O rapaz perde a vida após uma briga no bar em defesa do amigo Tobias, vivido por Malvino Salvador .