Após a morte do pai, Quenaz (Zeca Carvalho), Otniel (Leonardo Miggiorin) vai se mostrar um bravo guerreiro, na reta final da novela "A Terra Prometida". No alto do Monte Hebrom, o hebreu está com outros guerreiros atrás de uma vegetação observando o acampamento dos gigantes Anaquins e ao sair para o confronto acaba ferido gravemente por um deles, mas consegue revidar e matar pelo menos um rival. "Vamos aguardar um pouco mais. Temos que atacar na hora certa ou colocaremos tudo a perder", pede o primo de Acsa (Marisol Ribeiro), segundo roteiro obtido pelo Purepeople.
As cenas serão exibidas apenas no capítulo 130 da trama da Record TV. A essa altura, quatro hebreus estarão disputando a filha de Calebe (Milhem Cortaz) mas todos vão optar por fugir do confronto, surpreendendo Otniel. "Eu lutarei contra eles nem que seja sozinho!", afirma o primo dele. Um dos acompanhantes do atrapalhado guerreiro lembra que ninguém nunca confiou nele: "Desde jovem, todo mundo caçoa de você...".
Mas o filho de Quenaz lembra a sua época de escravidão. "Deus é comigo e eu creio em mim! Não sobrevivi a dez anos de escravidão para desistir agora!", diz recordando quando foi sequestrado e feito refém ao lado de Mara (Cristiana Oliveira). Durante a conversa, Otniel se depara com Talmal (Paulo Goulart Filho), o gigante que se tornou seu amigo após ter assustado o cavalo que derrubou e pisoteou nas costas de Rune (Douglas Sampaio), deixando-o paralítico, em um jaula. O hebreu liberta o prisioneiro mas não repara que um outro gigante corre na sua direção com uma clava repleta de pontas pontiagudas.
Otniel convida Talmal para morar no acampamento
A partir daí, hebreus, gigantes, Otniel e Talmal passam a duelar. Um dos anarquins é morto pelo primo de Acsa, mas um segundo golpeia o liderado por Josué (Sidney Sampaio) na região das costelas e o atira de ribanceira. Ferido, ele é socorrido pelo amigo. "Você vai desistir na primeira dificuldade?", pergunta Talmal. "Não, não vou desistir. Não sou mais um menino", responde o hebreu.
De volta à planície, o sobrinho de Calebe mata o gigante que lhe havia empurrado e, na sequência, luta contra outro rival. "Nós vencemos! Viva Israel", brada ao levantar sua espada cercado de gigantes mortos. "Quero que venha morar conosco. Você lutou por Israel. Tem fé no nosso Deus... Já é um de nós", diz o guerreiro para Talmal.
Rune tem a vida salva e impede morte de Zaqueu
Também na reta final da trama bíblica, o confronto entre cananeus e hebreus vai deixar marcas. Rune será derrubado de cavalo por rival, mas Maquir (Alexandre Slaviero) entra na frente do soldado e morre impedindo que o marido de Livana (Letícia Medina) morra. Já Zaqueu tem a sua vida salva por Rune durante uma outra batalha.
(Por Guilherme Guidorizzi)