Otniel (Leonardo Miggiorin) vai ser escravizado, matar um feitor e libertar escravos, na reta final da novela "A Terra Prometida". As cenas estão previstas para irem ao ar apenas no capítulo 130 da trama bíblica da Record - esta noite (21) será exibido o de número 99. Também nos momentos decisivos, Aruna (Thais Melchior) é salva da morte pelo marido, Josué (Sidney Sampaio), ao ser feita refém por Adonizedeque (Mário Frias), rei de Jerusalém.
Nas campinas de Canaã, quatro capatazes e um senhor de escravos conduzem uma dezena de escravos, entre eles o filho de Quenaz (Zeca Carvalho), embaixo do sol, aponta o roteiro do folhetim de Renato Modesto e obtido pelo Purepeople. A essa altura, após dez anos, Otniel estará barbudo e mais forte. Durante caminhada no deserto, o líder dos feitores dá chicotada quando um dos escravos cai, exausto. "De pé! Vamos, animal! Levanta!", esbraveja antes de exigir que o serviçal seja morto. Embora com as mãos amarradas, o primo de Acsa (Marisol Ribeiro) consegue se jogar contra o capaz, jogando-o no chão.
"Hebreu maldito! Acabem com ele também!", aponta o líder. Nesse momento, chegam entre outros, Zaqueu (Ricky Tavares) - cuja vida será salva por Rune (Douglas Sampaio) - e Salmon (Rafael Sardão), que atira espada para Otniel. O guerreiro, ainda com as mãos amarradas, pega a arma. O senhor dos escravos tenta atingir o hebreu pelas costas. "Animal maldito!", grita. "Otniel, cuidado!", alerta o ex-namorado de Jéssica (Maytê Piragibe), com quem rompeu por causa de Lila (Myrella Victória).
Sobrinho de Calebe solta escravos
Na sequência, enquanto feitores e guerreiros de Israel lutam, o primo de Iru (Guilherme Boury) impede ser assassinado. "Por sua culpa, vou perder todos os meus escravos!", aponta o líder. "E agora vai perder a sua vida também!", responde, de forma, firme, Otniel, dando golpe fatal no algoz. Após ter as mãos desamarradas pelo filho de Calebe (Milhem Cortaz), o hebreu passa a libertar os demais escravos.
"Vocês estão livres! Ninguém aqui é um animal! São todos homens, todos livres! Livres!", comemora Otniel, para em seguida abraçar Salmon. "Enfim nos encontramos de novo! Nunca perdi a fé de que ia te rever! Nunca!", diz ele, abraçando o sobrinho de Calebe.
Samara morre ao ser reencontrada por Zaqueu
Também no seu penúltimo mês de exibição - está prevista para acabar em fevereiro, a vilã fica anos afastada do acampamento hebreu até ser encontrada pelo arqueiro. Fraca e desnutrida, Samara (Paloma Bernardi) só tem tempo de se desculpar com Zaqueu, Aruna - a quem chegou a dar bofetada - e Josué antes de perder a vida.
(Por Guilherme Guidorizzi)