Um dos principais ícones do teatro, o diretor e ator José Celso Martinez, ou, simplesmente, Zé Celso, morreu na manhã desta terça (06), deixando um eterno legado para a dramaturgia brasileira. Mas o artista deixou, também, um problema não resolvido com Silvio Santos, uma briga na Justiça que durou simplesmente quatro décadas.
Não sabe dessa treta do devedor de IPTU e apresentador do SBT? Te explico como ela começou e como está agora. Tudo foi lá nos anos 80.
Silvio - fundador do Grupo Silvio Santos que chegou a quitar uma dívida da TV Globo no passado - comprou um terreno que está em volta do Teatro Oficina. Um espaço voltado à cultura que foi fundado por Zé Celso no tradicional bairro de São Paulo, Bixiga.
O plano do pai de Patrícia Abravanel, apresentadora que encontrou a 'menina do bambu' para o pai, era construir um prédio com mais de cem metros de altura para o Grupo Silvio Santos. No entanto, isso prejudicaria completamente o Teatro Oficina e Zé Celso não deixou e foi para a Justiça. Nos anos 80.
Acredita que até hoje os dois estão brigando?
Depois de 40 anos, Zé Celso e Silvio Santos estão na Justiça para resolver esse imbróglio. Segundo informações do Jornal Folha de S.Paulo, Zé vai se casar com o companheiro, Marcelo Drummond, após 36 anos de união. O rival de Silvio tem 86 anos e acredita que pode morrer antes que a briga seja resolvida, mas já projeta sua 'substituição'.
Marcelo não só ficará com o Teatro Oficina, como também vai levar até o fim o atual projeto de transformar o terreno ao redor do teatro em um parque. O Parque do Bixiga. Mas, para isso, Silvio Santos - que manda e desmanda no SBT - terá que ceder ou ser derrotado na Justiça.
Em entrevista para o jornal Folha de S.Paulo, Zé Celso deseja que o Parque do Bixiga saia do papel, apesar de que uma votação para o projeto nem está prevista ainda na câmara dos deputados. Todavia, o fundador do Teatro Oficina alfinetou Silvio Santos nesta longa batalha:
"Para mim, talvez seja uma vitória. Ele não conseguiu fazer nada durante 41 anos. Imagina que até hoje, no Oficina, você vê o Minhocão, o céu, a chuva.", pontou.