A Globo segue se movimentando nos bastidores nesse 2023. E a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos, alguns "medalhões" não renovarem seus contratos. A lista inclui atores, jornalistas como Giuliana Morrone, que fez um desabafo sincero na web, e nomes da área esportiva.
Após 24 anos na emissora, Regiane Alves que estava no ar com a novela 'Vai na Fé' não renovou o seu contrato fixo, portanto, deixa a Globo depois de estrear aos 22 anos. Seu par na então trama das sete, Priscila Sztejnman também não teve o contrato renovado. Regina Casé , que empilhou programas de humor e de auditório e novelas (como "Cambalacho", "TV Pirata" e "Esquenta!"), e Paolla Oliveira (estrela de várias novelas) foram outras a deixarem a rede carioca.
O mesmo ocorreu com Larissa Manoela , Caio Blat (após 25 anos e 28 trabalhos), Heloísa Périssé , Isabelle Drummond (depois de 23 anos e que segue fora do ar desde julho de 2019 quando chegou ao fim "Verão 90"), Claudia Abreu e Thiago Fragoso . Protagonista de três novelas desde 2017, Vitória Strada foi outra a não ter o contrato renovado. Outras baixas: Gabriela Duarte, Mateus Solano (que retornaria no remake de "Elas por Elas") e Flávia Alessandra.
Outra baixa foi Manoel Soares, um ano após assumir o comando do "Encontro", onde acumulou saias-justas com Patrícia Poeta. O jornalista chegou a conduzir ainda o "É de Casa" e foi repórter do "Mais Você". Ainda no entretenimento, Fernanda Gentil foi desligada após 15 anos
Nesse período, que inclui passagem pelo Sportv, a jornalista e apresentadora cativou o público com seu bom humor e chegou a fazer a transição jornalismo-entretenimento, com "Se Joga!" (em duas fases) e "Zig Zag Arena".
Na área esportiva, Cléber Machado deixou o canal carioca em março colocando fim no contrato de 35 anos. No período, o locutor narrou além de etapas da Fórmula 1, diversos campeonatos de futebol (incluindo todas as Copas do Mundo de 1990 a 2022), Olimpíadas, as Corridas de São Silvestre, o desfile das escolas de samba (de 2001 a 2009, no Rio, e de 2010 e 2013, em São Paulo), participou de telejornais e comandou o "Arena Sportv".
Jota Junior, Maurício Noriega, Sandro Meira Ricci, Carlão, Hortência e Fernanda Colombo foram outras saídas.
No segmento jornalismo/esporte, Isabela Scalabrini também se despediu do canal líder, em janeiro, após 44 anos. A jornalista foi uma das primeiras mulheres a cobrir esportes na emissora, onde também integrou o time de narradoras do carnaval "Globeleza" nos anos 1990.
Isabela chegou como estagiária no fim da década de 1970 e de lá para cá, participou de Jogos Olímpicos e Copas do Mundo. Apresentou o "Globo Esporte", o "Esporte Espetacular" e jornais locais no Rio e em Minas Gerais, para onde foi transferida em 1999.
Fabio Turci, que chegou a apresentar o "SP1" e "SP2", Fabio William, folguista do "Jornal Hoje", Giovana Teles, Eduardo Tchao, Monica Sanches, Cesar Galvão e Thaís Itaqui, da GloboNews, entre outros foram dispensados.
À lista se juntam ainda profissionais que atuam atrás das câmeras e no g1. Entre eles, Márcia Corrêa, que atualmente era editora-chefe do "Bom Dia São Paulo". Além de SP e RJ, baixas aconteceram no Distrito Federal, com Márcia Witczak, do "DFTV 1ª Edição".