Nos últimos momentos de 'Cabocla', novela reprisada atualmente no Vale a Pena Ver de Novo, Tobias (Malvino Salvador) precisará ter sangue-frio para lidar com seu destino.
Na história, o peão precisará superar a perda de Zuca (Vanessa Giácomo) para Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), mas isso não será tão fácil como parece, pois ele desejará matar o advogado por ciúme, mas Tomé (Eriberto Leão) ameaçará entregá-lo para a polícia caso coloque o plano em prática.
Mas outra situação será mais perigosa. Tobias será preso após matar Macário (Oscar Magrini). Ele conseguirá escapar de uma condenação de morte do homem que planejou uma tocaia contra Neco (Danton Mello), já que agiu em legítima defesa. No entanto, tudo se complica quando ele atira no vilão de Oscar Magrini. Assim, o juiz ordenará sua prisão imediata.
Com Tobias na cadeia, Mariquinha (Carolina Kasting) fica desesperada com a situação, preocupando seus familiares. Desse modo, Justino (Mauro Mendonça) e Boanerges (Tony Ramos) deixarão de lado a vida de rivalidades para se unir e libertar o peão.
Em consequência, o movimento acabará gerando um acordo de paz entre as duas famílias. No entanto, Tobias enfrentará outro problema. Ele será colocado na mesma cela que Desidério (Paulo Vespúcio), homem que agrediu seu pai, Felício (Sebastião Vasconcelos).
Após passar boa parte da história sofrendo pelo amor de Zuca, Tobias vai superar ao lado de Mariquinha. A filha do coronel Justino se revelará apaixonada pelo peão. Apesar da rivalidade entre as famílias, o casal viverá uma lua de mel eterna.